06/10/2025 11h55

Prodest aumenta capacidade de fluxo de dados da rede de fibra óptica do Governo do Estado

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) aumentou a capacidade de banda da rede de fibra óptica do Governo do Estado para 20 GB. A medida contribui para expandir a velocidade de transmissão de dados e o fluxo das informações.

A mudança foi realizada na última sexta-feira (03) e acompanhada por funcionários da autarquia. Com mais de 1.000 pontos ativados, a rede de fibra óptica governamental está presente em todos os 78 municípios capixabas.

Essa expansão é fruto do Projeto ES Digital, liderado pelo Prodest e responsável por viabilizar a ativação de 630 links em cidades do interior. Isso permite que escolas, delegacias, Ciretrans, hospitais e outras repartições estaduais tenham mais agilidade e produtividade na execução dos serviços. 

Outro benefício gerado pela rede governamental é possibilitar aos sistemas corporativos, hospedados no Data Center do Estado, conseguirem uma performance mais expressiva. A estrutura também propicia que os órgãos estaduais copiem de maneira mais rápida grandes volumes de dados, como backups, fotos e vídeos.

Mais um aspecto importante é que a rede possibilita o uso da telefonia VOIP e a realização de videoconferências. Assim, contribui para tornar a comunicação mais ágil entre os servidores públicos e reduzir despesas com viagens e deslocamentos para reuniões.

“À medida que digitalizamos as rotinas de trabalho no serviço público estadual, precisamos de uma infraestrutura tecnológica mais robusta e capaz de acompanhar a evolução da demanda. Por isso, optamos por expandir a capacidade de banda da rede de fibra óptica governamental”, explicou o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard