16/05/2025 14h12 - Atualizado em 16/05/2025 14h18

Prodest apresenta serviços de TI para alunos da Faesa

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde dessa quinta-feira (15), a visita de estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faesa.

Com a intenção de facilitar o entendimento sobre as ações desenvolvidas pela autarquia, os alunos assistiram a um vídeo institucional que aborda os principais serviços realizados pelo Instituto. Em seguida, os visitantes conheceram os trabalhos da Gerência de Plataformas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Geptic), apresentados pelo supervisor de Serviços Web, Ronil Assis Duarte.

Ele destacou que o órgão administra 280 bancos de dados, com 761 Terabytes (TB) de informações estruturadas. Também afirmou que o Prodest gerencia 25 mil contas de correio eletrônico e armazena cerca de 14.6 Petabytes de dados em storage, equipamento que fica no Data Center do Estado, localizado na sede do Instituto, em Vitória.

Duarte ainda detalhou o emprego de cerca de 2.100 máquinas virtuais que ajudam no processamento e na disponibilidade de informações governamentais. Além disso, explicou para os visitantes como o Prodest atua como provedor de internet para os órgãos estaduais.

Serviços Digitais

Os estudantes da Faesa também receberam informações sobre os serviços da Gerência de Sistemas (Gesit), que foram apresentados pelo analista de Tecnologia da Informação (TI) Vinicius de Freitas Soares.

Ele afirmou que a unidade administra 152 sites e 160 sistemas (softwares, APIs, Webservices, entre outros), atendendo a 65 órgãos públicos no Espírito Santo. Além disso, abordou o funcionamento do Conecta Cidadão, plataforma com informações sobre 590 serviços do Governo do Estado, sendo 345 digitais, 136 parcialmente digitais e 109 presenciais.

Soares ainda mencionou diversos serviços desenvolvidos e mantidos pelo Prodest, como o Agenda ES,  o E-Flow (formulários eletrônicos para requisição de serviços governamentais), o Acesso Cidadão (login único para uso de serviços digitais do Governo) e o E-OUV (sistema para envio de demandas à Ouvidoria-Geral do Estado).

Na apresentação, também foram citados os serviços digitais desenvolvidos para o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) e o sistema Jovens Valores (inscrições para estágio em órgãos do Poder Executivo Estadual). Outro destaque foi o sistema E-Docs (responsável pela tramitação eletrônica de processos e documentos no Poder Executivo Estadual).

Fibra Óptica


Os analistas de TI Amaury Constantini Junior e Roger Trancozo, da Gerência de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (Geitic), mostraram para os visitantes como está organizada a rede de fibra óptica do Governo do Estado.

 Essa estrutura, atualmente, engloba hospitais, delegacias, escolas, entre outras repartições estaduais na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) e no interior do Estado. Na apresentação, também houve uma abordagem sobre os sistemas adotados para monitorar o desempenho da rede de fibra óptica governamental.

Na avaliação da professora Renata Laranja, da Faesa, a visita foi ótima para os estudantes terem um conhecimento mais amplo sobre como são gerenciados os serviços de uma organização do setor de TI.

O estudante George Pinheiro Ramos disse que a visita foi interessante para conhecer como o Prodest está organizado para prestar serviços de Tecnologia da Informação para a Administração Pública Estadual. “Gostei bastante de receber informações sobre os sistemas desenvolvidos pelo órgão e que também ajudam os cidadãos em diversas demandas do dia a dia”, pontuou.

As instituições de ensino com cursos na área de TI podem agendar uma visita técnica ao Instituto, enviando e-mail para comunicacao@prodest.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard