12/09/2025 10h54

Prodest apresenta projeto do segundo Data Center do Estado

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) apresentou, na manhã dessa quinta-feira (11), o projeto do segundo Data Center do Estado, que faz parte do Programa ES Mais Inteligente e prevê um investimento de US$ 76,5 milhões nos próximos cinco anos, por meio do Governo do Estado e do Banco Mundial.

A apresentação foi realizada no auditório do órgão e contou com a presença de funcionários e gestores da autarquia. O diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, destacou que o segundo Data Center do Estado integra o Componente I do Programa ES Mais Inteligente, ligado aos segmentos de Infraestrutura de Dados Resiliente e Habilidades Digitais.

Segundo Cornélio, o novo Data Center contará com uma estrutura modular com um ambiente redundante. “Nossa capacidade atual de armazenamento de dados precisa ser expandida. Em virtude disso, necessitamos de um novo local para receber novos equipamentos, aumentar os serviços de colocation e acomodar serviços governamentais que exigem tecnologia de ponta, como o Cerco Inteligente e o Olhar Digital”, explicou o diretor-geral do Prodest.

Cornélio também afirmou que o segundo Data Center do Estado será fundamental para apoiar a ampliação dos serviços públicos digitais e melhorar o acesso da população a ferramentas eletrônicas do Governo. Além disso, comentou sobre fatores estruturais que contribuem para a implantação da nova central de dados do Poder Executivo Estadual.

“Para o segundo Data Center do Estado alcançar os seus objetivos, é necessário contar com uma rede de fibra óptica de grande velocidade a abrangência. Felizmente, somos o único Estado do Brasil que conecta os órgãos públicos estaduais em todos os municípios. Outro ponto positivo é que o novo Data Center ficará em Carapina, na Serra, região com redundância de fornecimento de energia elétrica”, pontuou.

Cronograma

O diretor Setorial Técnico do Prodest, Luis Augusto Lima, detalhou como será a implantação do projeto do novo Data Center do Estado. Nos próximos seis meses, estão previstas as contratações de consultorias especializadas em engenharia e em conectividade (redes metropolitanas e network).

De acordo com Lima, a estimativa é que a implantação do segundo Data Center do Estado seja concluída em agosto de 2028. Já o coordenador do Programa ES Mais Inteligente na Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Matheus Oggioni, detalhou os demais componentes do programa.

Ele abordou o Portal Inteligente ES.GOV, lançado em maio; a modernização do sistema de gestão de emergências (local de atendimento unificado do Corpo de Bombeiros, Samu e outros órgãos); e a gestão do ES Mais Inteligente, realizada pela Secti.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard