20/05/2022 18h14

Primeiro livro escrito por usuários do Caps Cidade é lançado nesta sexta-feira (20)

A arte possibilita a evidência de ideias, emoções e interação social e foi com esse objetivo que usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Cidade, localizado em Cariacica, lançaram, nesta sexta-feira (20) o livro “A Arte do Inconsciente”. Durante apresentação, que ocorreu durante a “IV Seminário de Saúde Mental do Espírito Santo: diálogos entre arte, cultura e território”, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), os quatro autores autografaram e explicaram o processo de produção da obra. Esse é o primeiro projeto publicado por usuários que realizam tratamento na unidade.

O livro retrata o cotidiano e as experiências em diversos ambientes da saúde mental, além de poesias e narrativas com personagens. A produção aconteceu por meio da Lei Municipal de Incentivo Financeiro à Cultura “João Bananeira” e levou cerca de nove meses para ser finalizado.

Para a autora Danielle Cristina Lima, a leitura e escrita funcionam como terapia e permitem a expressão de seus reais sentimentos. “A arte me proporciona momentos de muita felicidade. Estou radiante de estar aqui hoje, agora como autora, e tenho certeza que outros trabalhos lindos serão feitos por todos nós. Essa vitória é de todos que fazem parte do Caps”.

A coordenadora do Caps, Adriana Zoppi, acredita que esse trabalho é fruto das atividades propostas pelos profissionais de saúde durante as assistências e orientações, representando também uma vitória para todas as pessoas com transtornos mentais e intenso sofrimento psíquico.

“Durante acompanhamento no Centro, nossos usuários vivem a arte, pois sempre incentivamos a prática de pinturas em telas, artesanato, escritas, teatro, cinema entre outras tarefas. Esse livro ressalta como o tratamento em liberdade e dignidade que promove o protagonismo contribui para o fortalecimento da autonomia e da autoconfiança dessas pessoas, dando visibilidade ao potencial de cada um deles”, destacou Adriana Zoppi.

A previsão é de que nos próximos dias os exemplares do livro sejam expostos para comercialização em momentos específicos no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano e pontos estratégicos no município de Cariacica.

Os autores

No início do evento, os autores se apresentaram ao público com discursos pessoais que destacaram as características de cada um deles. Confira na íntegra:

- “Me chamo Danielle Cristina Lima, tenho 48 anos e sou auxiliar de enfermagem. Sou uma mulher de muitos amigos e com gosto pela leitura desde muito cedo. Sou alegre e faço questão de espalhar isso por onde passo”;

- “Sou a Sunamita Gomes Ferreira Faustino e tenho 43 anos. Viúva, mãe e agora escritora de livros. Também tenho gosto pela escrita desde a infância”;

- “Sou a Gildeane Araújo Vieira, tenho 32 anos, e sou mulher, mãe poética e pintora de lindas artes”;

- “Eu me chamo Edmo Ribeiro de Oliveira, 59 anos. Toco violão, compositor e poeta, além disso eu adoro cantar. Já trabalhei na Coca Cola e hoje moro com minha mão de 83 anos”.

Caps Cidade

Atualmente o Caps Cidade é administrado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), e atende 344 usuários com quadros de transtornos mentais. O Caps Cidade atende adultos com transtornos mentais graves por meio de demanda espontânea ou por encaminhamento via serviços de saúde, oriundos do município de Cariacica. Os profissionais realizam o acolhimento e uma avaliação psicossocial para continuidade do tratamento.

Na unidade são prestados serviços de Psiquiatria, Psicologia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Enfermagem e Serviço Social. Além disso, durante tratamento na unidade, os cidadãos participam de oficinas terapêuticas, como artesanato, fala livre, karaokê, cinema, entre outras atividades que têm como objetivo incentivar a interação, o laço afetivo e reabilitação social.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde