17/11/2010 20h40 - Atualizado em 18/01/2019 15h02

Primeiro dia da Feira do Verde atrai dezenas de pessoas ao estande do Governo

O primeiro dia da XXI Feira do Verde, realizado na Praça do Papa, em Vitória, atraiu dezenas de pessoas ao estande do Governo do Estado. O espaço da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), este ano, apresenta à população o projeto “Espírito Santo sem Lixão” – pioneiro no Brasil, além de planos voltados para a redução dos efeitos de enchentes e seca prolongada, desenvolvidos pela Subsecretaria de Infraestrutura Hídrica (Subinfra).

Em um amplo espaço foram instalados dois painéis com aproximadamente três metros de altura, que detalham as propostas dessas ações desenvolvidas pela Sedurb. A Secretaria também exibe um vídeo ilustrativo com o passo a passo do ES sem Lixão, que prevê a desativação de todos os lixões existentes nas três regiões contempladas pelo projeto – Doce Oeste, Norte e Sul Serrana -, a partir da implantação dos sistemas regionais para Destinação Final dos Resíduos Sólidos Urbanos, compostos por aterros sanitários regionais, estações de transbordo e logística de transporte.

O estande atraiu a atenção de crianças, jovens, estudantes universitários e adultos. Todos puderam conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Governo do Espírito Santo, por intermédio da Sedurb e de outras secretarias e órgãos que integram o espaço do governo, que privilegiou na sua produção, materiais recicláveis e madeira de reflorestamento. São diversas ações apresentadas ao público em segmentos diversos como transporte, educação, meio ambiente e saneamento.

Divulgação

A abertura da Feira do Verde contou com a presença da secretária de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Regina Curitiba, e do subsecretário de Infraestrutura Hídrica, Roberto Bianchi.

No estande da pasta que comanda, Regina Curitiba reforçou a relevância do “ES sem Lixão” e destacou que projeto envolve praticamente todos os municípios capixabas. “O Espírito Santo sem Lixão é inédito para resolvermos o problema do lixo nas nossas cidades. Vamos coletar e tratar esses resíduos de forma regionalizada e por consórcios. O Governo tem ações de sustentabilidade e trabalha de forma dinâmica”.

A secretária destacou ainda a preocupação do Estado em minimizar os efeitos da chuva, bem como das longas estiagens que atingem principalmente a Região Norte capixaba. “Também enfrentamos o problema da chuva intensa ou escassez de água, que são assuntos importantes no Estado. O Governo do Espírito Santo tem secretarias atuantes que trabalham de forma integrada.  As propostas estão sendo desenvolvidas por meio da Subinfra, por meio da qual o governo está buscando soluções para viabilizar projetos e obras de infraestrutura hídrica”.

Já o subsecretário Roberto Bianchi, exaltou  a importância da feira como maneira de apresentar à população o que o Estado vem fazendo pra solucionar questões da área hídrica, como a seca, e o extremo oposto dela, as inundações. “Diversos segmentos da população frequentam a feira, entre eles estudantes e formadores de opinião, por isso a feira é muito importante para que mostremos o trabalho que é desenvolvido, divulgando as ações, os novos conceitos que estão sendo implantados, explicando o que é a estrutura hídrica”.

Durante toda a Feira, a Sedurb  distribuirá sacolas-chaveiro - um modelo de sacola retornável, prático e compacto com material de vida útil prolongada, além de folderes de apresentação da Secretaria e das atividades da Subinfra e do projeto ES sem Lixão.

A XXI Feira do Verde começou na noite desta terça-feira (16) e segue até o próximo domingo (21). Com o tema “Ciência e Tecnologia: instrumentos para um mundo sustentável”, o evento ainda terá seminários, palestras, encontros de associações atuantes na área e diversas outras atividades para todas as faixas etárias.

Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani