04/07/2025 09h56

Prêmio Nacional de Boas Práticas do Confap: Fapes conquista 2º lugar com projeto de apoio psicológico aos colaboradores

Reconhecimento nacional. O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), conquistou o 2º lugar do “Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I – Categoria Gestão e Desenvolvimento Organizacional”. A premiação aconteceu em São Paulo, nesta quinta-feira (03), durante a cerimônia de abertura do 68º Fórum Nacional Confap – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.

O projeto premiado em 2º lugar foi “Um Olhar em Saúde Mental”, parceria da Fapes com o Núcleo de Psicologia Aplicada (NPA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que destina, via demanda induzida, atendimento psicológico aos colaboradores da Fundação. O projeto foi implantado em 2023 reforçando o compromisso da Fapes com o crescimento e o desenvolvimento organizacional por meio da valorização do bem-estar de seus trabalhadores.

“É com sentimento de grande orgulho que represento a Fapes na premiação do Confap. Mais uma vez a Fundação é destaque em prêmios que reconhecem a qualidade de seus gestores e iniciativas inovadoras em prol do ambiente organizacional e em apoio a seus colaboradores, que são um dos responsáveis por levar a nossa Fapes a se tornar modelo para as demais FAPs do Brasil. Mais uma vez temos muito a comemorar”, disse Rodrigo Varejão, diretor-geral da Fapes.

Além de conquistar a categoria de gestão e desenvolvimento organizacional, a Fundação capixaba também foi premiada na categoria “Gestor Inovador” com a trajetória do ex-presidente da Fapes Denio Arantes que geriu a Fundação por três anos (de 2019 a 2021 e no ano de 2024).

O prêmio

Em sua 4ª edição, a premiação nacional realizada pelo Confap reconhece boas práticas de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) promovidas pelas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de todo o Brasil. O objetivo é valorizar a atuação de gestores e técnicos que tenham desenvolvido ações criativas, inovadoras e eficientes, capazes de fortalecer a Política Nacional de CT&I e ampliar a conexão entre academia, setor produtivo, governo e sociedade.

A Fapes e o ex-presidente Arantes foram premiados com certificado e troféu. A categoria “Gestão e Desenvolvimento Organizacional” premiou projetos desenvolvidos internamente pelas FAPs com o objetivo de impactar positivamente o bem-estar dos colaboradores, o que reflete nas entregas das Fundações para a sociedade.

Já a categoria “Gestor Inovador” premiou um gestor que tenha ocupado cargo da alta direção (presidência, diretoria e equivalentes).

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard