14/12/2016 17h50 - Atualizado em 14/12/2016 17h52

Prêmio Ecologia 2016: vencedores são anunciados em solenidade

O Prêmio Ecologia 2016 teve seu ponto alto, nesta quarta-feira (14), pela manhã, com o anúncio dos vencedores nas oito categorias. Neste ano, o tema foi “Crise Hídrica – Ações e Soluções” e recebeu 441 inscrições. Nos últimos 16 anos, foram mais de 6 mil trabalhos concorrentes ao mais importante prêmio da área de meio ambiente no Espírito Santo.

Estiveram presentes o vice-governador César Colnago; o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira; a diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Andreia Carvalho; o diretor-presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos, Paulo Paim, e o secretário Estadual de Educação, Haroldo Correa Rocha.

O Prêmio Ecologia é uma das premiações mais reconhecidas no ramo da sustentabilidade, pois incentiva trabalhos, no aspecto ambiental, que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Espírito Santo.

Os trabalhos concorreram nas categorias: Pesquisa; Educacional; Inovação em Soluções para a Gestão da Água em Situações de Escassez Hídrica (com as subcategorias Empresarial e Experiências de Sucesso); Jornalismo; Desenho; Curtas Ambientais; Fotografia e  Municípios Sustentáveis.

Agenda permanente

O vice-governador César Colnago frisou que é necessário colocar o tema água na agenda permanente de trabalho. “Durante esses 16 anos, o Prêmio Ecologia já contou com mais de 6 mil participantes. Certamente muitos desses trabalhos, em anos anteriores, já antecipavam que poderíamos enfrentar uma crise hídrica. Esse prêmio é importante para ajudar a mudar a visão em relação ao meio ambiente. Essa é uma questão que sempre tem de estar em evidência. Temos de plantar árvores, por meio do Reflorestar, e despoluir nossos rios, por exemplo”, ressaltou Colnago.

Aladim Cerqueira ressaltou que o tema deste ano não poderia ser mais atual. Lembrou que o Espírito Santo, recentemente, enfrentou a maior crise hídrica dos últimos 80 anos.

“É importante ressaltar que o Governo do Estado se colocou à frente do problema definindo ações emergenciais e estruturantes, coordenadas por um Comitê Hídrico. De forma integrada, antecipou investimentos para o abastecimento da Grande Vitória, estruturou um programa de barragens para atender a agricultura nas áreas mais críticas, acelerou o Reflorestar, e regulou uma série de medidas aplicadas em conjunto com os Comitês de Bacias.

Cerqueira agradeceu a participação de todos. “Agradecemos à todos que idealizaram, inovaram, construíram protótipos, refletiram, estudaram, enfim que estão aqui hoje para a apresentação aos premiados” , finalizou.

Confira aqui os premiados

SEAMA - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos