21/01/2019 19h09 - Atualizado em 21/01/2019 19h26

Prefeituras devolvem recursos de convênios pactuados no último trimestre de 2018

Foto: Ademir Ribeiro/Secom
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (21), o secretário de Estado de Governo, Tyago Hoffmann, fez o balanço final da devolução por parte das prefeituras de recursos dos convênios firmados nos últimos três meses de 2018, como previsto no Decreto nº 4.351 – R. Das 53 prefeituras nessa situação, 49 seguiram a determinação do Governo e somente quatro não devolveram os recursos: Serra, Fundão, Castelo e Linhares. Apesar disso, o secretário explicou que a recusa não implica no cancelamento automático dos acordos, garantindo que a população não será prejudicada pela medida.

"Embora o prazo já tenha acabado, vamos tentar conversar ainda com os prefeitos, vamos tentar mais um diálogo, para que juntos possamos alinhar e repactuar os convênios, sem que seja necessário o cancelamento dos mesmos", garantiu Tyago Hoffmann.

O pedido de devolução dos recursos foi assinado pelo governador Renato Casagrande, no primeiro dia de seu mandato, com o objetivo de analisar e repactuar os convênios de acordo com as prioridades da gestão. Para o secretário, a atitude da maioria das prefeituras na devolução dos recursos foi muito positiva, demonstrando que o diálogo está aberto entre o Estado e os municípios.

"Houve um chamamento aos municípios e ficamos felizes em saber que fomos atendidos em sua grande maioria. Isso mostra que o voto de confiança que pedimos foi aceito. Vamos trabalhar junto às prefeituras, avaliando e repactuando os convênios, o mais breve possível, com mais diálogo ainda e atendendo aos anseios da população, e com isso a população e o Estado será beneficiada", destacou.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da SEG