15/05/2025 16h45

Ponto de Cultura em São Mateus realiza série de atividades

Foto: Divulgação: Ronald Borges
Bailarina Maria Laura Cachoeira em trecho do espetáculo "Jurembó" (Crédito: Ronald Borges Junior)

Da próxima segunda-feira (19) até sexta-feira (23), acontecem em São Mateus, a exibição do documentário “Fibras Invisíveis” (19), a realização de uma residência artística (19 a 22) e a apresentação do espetáculo de dança “Jurembó” (23). As ações são gratuitas, voltadas para todos os públicos, e contam com recursos de acessibilidade em audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

As ações são realizadas com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult, e produzidas pela Saravá Produções, em parceria com o ponto de cultura Belas Artes Projetos. O Evento foi idealizado por Maria Laura Cachoeira, bailarina, e Ronald Borges Junior, escultor e cineasta.



Exibição do filme “Fibras Invisíveis”

Na segunda-feira (19), a programação tem início no Cine Ritz São Mateus, localizado no Shopping São Mateus, com a exibição do documentário “Fibras Invisíveis”, dirigido por Ronald Borges Júnior.

O filme conta a história de três escultores: Agnaldo Gomes da Silva, Ronald Borges Júnior e Valdivino Artur Vieira (Vino), artistas que residem e se inspiram nos solos de Campo Formoso, na Bahia, para construção da sua arte, dando vida a obras distintas dentro do mesmo município. Por meio da linguagem audiovisual, são tecidas as relações históricas entre o território, os artistas e as esculturas.


Residência artística Saravá

Valorizar a cultura local, promover a interação entre a dança e o audiovisual, resgatar tradições enquanto promove a inovação. Estas são as diretrizes da residência artística Saravá, promovida pelos facilitadores e artistas, Maria Laura e Ronald, durante os dias 19 e 22 de maio, no ponto de cultura Belas Artes Projetos Culturais, em São Mateus.

Aberta ao público em geral, a atividade dá prioridade aos jovens artistas com idade entre 15 e 29 anos, residentes de bairros em situação de risco e vulnerabilidade social. Muito além da criação artística, que resultará em uma mostra realizada na sexta-feira (23), a proposta busca, por meio das artes, contar histórias de força, resiliência e memória. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.


Espetáculo de dança “Jurembó”

No último dia da residência artística, na sexta-feira (23), o espetáculo “Jurembó” traz a sensibilidade da bailarina e artista criadora, Maria Laura Cachoeira. A partir das experiências dos escultores Vino, Agnaldo e Ronald — os mesmos retratados no documentário “Fibras Invisíveis” —  a coreógrafa apresenta a persona feminina chamada “Jurembó”. Em uma reflexão sobre o lugar do profano e do sagrado, ela expõe, por meio de seus movimentos, narrativas e temperamentos dos universos artísticos retratados no filme.


Conheça os artistas responsáveis:
 

Maria Laura Cachoeira: Bailarina, produtora, improvisadora, coreógrafa e professora, a artista da dança transita entre as linguagens do jazz, balé clássico, dança moderna e contemporânea. Estudante no Bacharelado em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), a artista traz em seu currículo a atuação como criadora, produtora e bailarina em espetáculos de dança, teatro musical, audiovisual, festivais e eventos ligados à múltiplas linguagens artísticas.


Ronald Borges Júnior: Artista visual, fotógrafo, diretor, roteirista, poeta e escultor, Ronald Borges Júnior reside entre Salvador e Campo Formoso, ambos na Bahia. Sua obra audiovisual traz como principal elemento o Nordeste e suas referências artísticas, as quais imprime em obras que vão desde videoclipes até curtas, documentários e webséries. Sendo capaz de transitar entre diversas linguagens artísticas, ele une suas raízes com a dos territórios onde se inspira, adentrando o Nordeste e suas manifestações culturais. 

 

Toda programação da residência artística conta com recursos de acessibilidade em audiodescrição e Libras. O projeto, organizado pela Saravá Produções, é realizado com recursos viabilizados pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult) – Governo do Espírito Santo.

 

 

Programação:

Intercâmbio - Saravá

Data: 19 a 22 de maio de 2025 (segunda a quinta-feira)

Horário: 18h às 21h

Entrada gratuita

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScGqpw2j-NLZY4z1HPkHBIKBc1t6sq4-SXr3n7-nYd5Icyg1Q/viewform

Classificação: Livre

Local: Ponto de Cultura Belas Artes Projetos Culturais - Avenida Cricaré, nº 1719 - Cacique - São Mateus/ES

 

Exibição do filme “Fibras Invisíveis”

Data: 19/05/2025 (segunda-feira)

Horário: 9h30 e 14h

Duração do Filme: 39 minutos

Gratuito

Classificação: Livre

Capacidade das salas de cinema: 429 lugares (manhã) e 229 lugares (tarde)

Local: Cine Ritz São Mateus - Shopping São Mateus - Av. José Tozze, nº 1831 - Centro - São Mateus/ES


Mostra de resultados da residência artística

Data: 23/05/2025 (sexta-feira)

Horário: 20h

Entrada gratuita

Classificação: Livre

Local: Ponto de Cultura Belas Artes Projetos Culturais.

 

Espetáculo Jurembó

Data: 23/05/2025 (sexta-feira)

Horário: 19h

Entrada gratuita (Retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão)

Classificação: Livre

Local: Ponto de Cultura Belas Artes Projetos Culturais.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais / Juliana Indami
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard