30/09/2010 18h05 - Atualizado em 21/01/2019 15h58

Policiais Militares começam treinamento de tiro defensivo a partir desta sexta-feira (01)

Policiais militares começam nesta sexta-feira (01) mais uma etapa do treinamento de tiro defensivo na prevenção da vida: o Método Giraldi. O treinamento, denominado Treinamento em Pleno Serviço (TPS), consiste em treinar a ação do policial com simulações de ocorrências reais durante o horário de trabalho.

O objetivo é acionar os policiais que estão de serviço para o treinamento, sem comprometer o atendimento à população. O acionamento ficará por conta do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes-190), que previamente terá a relação dos policiais que serão avaliados. A comunicação será feita via rádio e vai direcionar o policial ao Batalhão específico da sua área ou a ambientes diversos. Nesses locais determinados, o militar contará com uma rápida instrução para atender a uma ocorrência simulada.

A prioridade do treinamento é utilizar a técnica do tiro defensivo na preservação da vida. “Com este treinamento, o policial poderá testar, através de condicionamento prático, os seus reflexos, em ocorrências simuladas, preparando-se constantemente para situações que possam ocorrer nas ruas, mantendo-o em constante estado de treinamento e avaliação em relação às técnicas que necessita para servir e proteger a sociedade e a si próprio”, esclarece o coordenador estadual do Método Giraldi, coronel Adilson Silva Tolentino.

“A atuação policial exige procedimentos corretos com o uso da arma de fogo, respeitando as normas legais para preservar vidas e evitar tragédias, mesmo sob forte estresse, tendo que tomar decisões, muitas vezes, em fração de segundos. Para isso, é necessário que o policial relembre constantemente os procedimentos corretos”, acrescenta o coronel.

Sobre o Método Giraldi

O Método Giraldi é recomendado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha e pelos Direitos Humanos como o treinamento policial mais apropriado para o uso de armas de fogo.

Durante o treinamento os policiais aprendem todos os procedimentos necessários para atuar de modo a preservar suas próprias vidas, as de pessoas inocentes e, sempre que possível, a dos criminosos.

Em 2002, a técnica foi desenvolvida pelo coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Nilson Giraldi. Ele é professor do Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores da Polícia Militar de São Paulo e ministra aulas para os alunos do Curso Superior de Polícia. O oficial tem mestrado e doutorado em Segurança Pública e é um dos principais nomes na capacitação técnica dos integrantes dos órgãos de segurança pública no Brasil.

No Espírito Santo, o Método foi adotado de imediato. Em 2003 a metodologia passou a fazer parte dos procedimentos policiais da Corporação capixaba. Com o uso do Método Giraldi, é possível reduzir em 95% a morte de pessoas inocentes provocada por policiais em serviço. Os 5% são as fatalidades.

Ocorrência simulada

No dia 16 de setembro o Treinamento em Pleno Serviço (TPS) foi lançado na sede do 4º Batalhão, em Vila Velha, quando policiais militares foram acionados, via rádio, para atender a uma ocorrência simulada. Na ocasião, eles foram instruídos a atender uma ocorrência de abordagem a suspeitos em um veículo e outra envolvendo um assalto com refém. O encontro também foi oportuno para ajustar os procedimentos que serão adotados pelos instrutores do Método Giraldi durante a avaliação da tropa.

Assessoria de Imprensa da PMES
Geiza Ardiçon e Sandra Dalton