16/11/2010 18h50 - Atualizado em 18/01/2019 15h13

PM registra redução de 36,4% no número de acidentes de trânsito durante o feriado

O feriado prolongado nas estradas capixabas, segundo o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), contou com uma redução significativa no número de acidentes. Houve uma queda de 36,4% em comparação ao mesmo período do ano passado: em 2009 foram registrados 230, enquanto neste ano, 150. O número de feridos também diminuiu de 103 para 49, uma redução de 52,4%.

Os dados são resultado da Operação República, realizada pelos militares do BPTran desde a última sexta-feira (12) até a madrugada desta terça (16). A fiscalização intensificada tanto nas rodovias estaduais quanto no perímetro urbano também registrou queda no número de mortes: em 2009 foram três vítimas fatais, enquanto no feriado deste ano foram duas.

O subcomandante do BPTran, major Reinaldo Brezinski Nunes, considera os números positivos. “A Operação República deste ano contou com um dia a mais que a de 2009, quando o feriado foi em um domingo. Neste ano além de termos intensificado a fiscalização no fim de semana também atuamos na segunda-feira. Desta forma, é positivo para o nosso trabalho a redução do número de acidentes de trânsito e, consequentemente, do número de vítimas parciais e fatais”.

O trabalho reforçado nos 12 postos da unidade militar também resultou na remoção de 122 veículos e no recolhimento de 40 Carteiras Nacionais de Habilitação. No total, 186 autos de infração foram confeccionados. Os policiais estiveram empenhados em abordagens para verificação de documentos, tanto dos condutores quanto dos veículos, e na checagem dos itens necessários à segurança dos passageiros, como, por exemplo, o uso obrigatório do cinto de segurança.

Madrugada Viva

Durante o feriado, as ações do programa Madrugada Viva, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), foram reforçadas. Durante as fiscalizações, foram realizadas 992 abordagens em todo o Estado, sendo, deste total, 251 somente na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). Também foram feitos 70 testes com bafômetro em todo território capixaba, sendo 59 testes nos municípios da RMGV.

Também foram confeccionados, no total, 50 autos de infração, sendo que 13 na RMGV, recolhidas nove CNHs, sendo oito na área da RMGV, e removidos 16 veículos durante as abordagens, sendo dois veículos nos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória.

As equipes do Detran|ES e da Polícia Militar estiveram presentes nos municípios de Santa Teresa, Baixo Guandu, Marataízes, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Barra de São Francisco.

As ações foram realizadas em pontos estratégicos e nos municípios onde ocorrem festas de grande porte, como no sábado (13),  em Cachoeiro de Itapemirim, onde aconteceu o show da cantora Ivete Sangalo.

Durante as ações do Madrugada Viva, os condutores são orientados sobre os perigos da direção sob efeito de bebidas alcoólicas. A Lei Federal 11.705/2008, conhecida como "Lei de Tolerância Zero", determina que o condutor que tiver ingerido qualquer quantidade de álcool, por menor que seja, deverá ser punido com multa e suspensão da habilitação.

De acordo com a lei, a ingestão de bebida alcoólica associada à direção de veículo resultará em multa no valor de R$ 957,70 - infração gravíssima - além de ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses. Caso o condutor seja flagrado com uma dosagem de álcool superior 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, terá que responder criminalmente, com pena de seis meses a três anos de prisão. Além de verificar se os motoristas ingeriram bebida alcoólica, as equipes também conferem os documentos de porte obrigatório e itens de segurança do veículo.



Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa da PMES
Geiza Ardiçon e Sandra Dalton
Tels.: (27)9901-9862 / 9846 8680/ 3224 5613
E-mail: geiza.ardicon@sesp.es.gov.br/sandra.dalton@sesp.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard