29/06/2022 17h44

Plataforma Midiateca Capixaba estará no ar nesta quinta-feira (30)

Depois de muita expectativa, a plataforma on-line Midiateca Capixaba estará no ar para o acesso de todo o público, nesta quinta-feira (30). Como uma espécie de museu da imagem e do som, a Midiateca Capixaba vai reunir em uma plataforma digital gratuita um diversificado acervo de documentos, fotografias, vídeos, matérias de jornal, músicas, artes gráficas, livros e filmes produzidos no Espírito Santo.

Haverá no mesmo dia um lançamento especial no Palácio Anchieta, às 14 horas, com transmissão pelos canais da Secretaria da Cultura (Secult) no Youtube e da TV Educativa (TVE) no Youtube. No evento, haverá a apresentação de um vídeo produzido pela TVE sobre como acessar a plataforma.

Preservação

A Midiateca Capixaba é, para além de uma plataforma on-line, uma política de Estado visando à preservação das coleções e à difusão deste rico patrimônio que está salvaguardado nas instituições culturais do Espírito Santo. O projeto envolve parcerias, pesquisas, oferta de formações, interação com o público, abrangendo as demandas daqueles que realizam a gestão destes bens e daqueles para quem estes bens são preservados – a sociedade capixaba. 

O acervo

Já na estreia da plataforma, será possível conhecer acervos dos espaços da Secult, como Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), Galeria Homero Massena (GHM), Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) e Museu do Colono, além de parte dos acervos do Palácio Anchieta e do Arquivo Público. Centenas de fitas em formato U-matic da TV Educativa já foram digitalizadas, e serão disponibilizadas no próximo mês. 

Futuramente, serão incluídos acervos do instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Espírito Santo (Iphan/ES), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), materiais como pesquisas contratadas ou realizadas pela Secult, os produtos de editais do Funcultura e um acervo de bens tombados e registrados no Espírito Santo. 

Plano Estadual de Cultura

O projeto segue uma das ações previstas no Plano Estadual de Cultura, que indica a construção de um centro de documentação com um banco de dados e acervo da produção cultural no Estado, disponibilizando acesso a esses conteúdos em plataformas digitais. A plataforma reunirá, pela primeira vez, o máximo de informações sobre diferentes instituições no mesmo ambiente, patrimônio tombado e registrado, além dos trabalhos produzidos pelos Editais da Cultura em um local só. 

A plataforma 

Como base tecnológica, a plataforma que irá abrigar os arquivos da Midiateca Capixaba será a Tainacan, um software livre de código aberto desenvolvido pela UnB. A plataforma é customizável, com a possibilidade de adaptação nos diferentes formatos de acervo. 

O projeto Midiateca Capixaba conta com convênio celebrado entre a Secult, a Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), cooperação técnica com o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e tem parceria com a Ufes, o Instituto Oi Futuro e o Iphan/ES.


Lançamento da plataforma Midiateca Capixaba 

Data: 30/06 (quinta-feira)

Horário: 14 h.

Transmissão: Pelos canais da Secult no Youtube. AQUI e da TVE AQUI



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac/ Juliana Nobre
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627 
secultjornalismo@gmail.com  
comunicacao@secult.es.gov.br/
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard