20/01/2026 14h49

Plataforma de login único para serviços digitais do Governo do Estado conta com mais de 3,2 milhões de usuários

O Acesso Cidadão – ferramenta de login único para uso de serviços digitais do Governo do Estado – atingiu a marca de 3,26 milhões de usuários. A quantidade de inscritos na plataforma corresponde a 80% da população capixaba, composta de 4,12 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) desenvolveu o Acesso Cidadão, que está integrado ao Gov.BR (portal do Governo Federal que permite aos cidadãos utilizarem diversos serviços públicos).

O Acesso Cidadão está integrado a mais de 500 sistemas. Um deles é o  Agenda-ES, responsável pela marcação on-line de serviços presenciais, como emissão da carteira de identidade, atendimento no Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), além de visita a parques estaduais, entre outros.

A plataforma também permite utilizar os serviços digitais de habilitação e de veículos do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). Além disso, viabiliza o uso do E-Docs (tramitação eletrônica de documentos e processos do Poder Executivo Estadual) e do e-OUV (centraliza demandas encaminhadas pelos cidadãos à Ouvidoria-Geral do Governo do Estado).

Pelo Acesso Cidadão, os capixabas podem ainda aderir ao Programa Nota Premiada Capixaba (responsável por incentivar a educação fiscal dos capixabas); e se inscrever nos Programas Jovens Valores e Nossa Bolsa.

Para o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, o Acesso Cidadão é uma plataforma que comprova como o Governo do Estado está comprometido em disponibilizar serviços digitais de forma simples e prática, com foco na qualidade de vida da população.

“Temos como uma das nossas prioridades fazer com que o Poder Executivo Estadual esteja mais conectado com as pessoas, priorizando a segurança dos dados. Com o grande alcance do Acesso Cidadão, conseguimos atingir essa meta de forma exemplar”, enfatizou Cornélio.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard