29/08/2025 11h41 - Atualizado em 29/08/2025 15h59

PGE/ES lança concurso para procurador do Estado

A Procuradoria-Geral do Estado do Espírito Santo (PGE) publicou, nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial do Estado (DOE-ES), edital de concurso público para o cargo de procurador do Estado. A seleção será organizada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e contará com acompanhamento de representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) em todas as etapas.

O período de inscrições ocorrerá entre os dias 03/09 a 03/10, exclusivamente pelo sítio eletrônico www.cebraspe.org.br/concursos/pge_es_25_procurador. Para concorrer, o candidato deve possuir diploma de graduação em Direito, emitido por instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), além de registro ativo como advogado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


O processo de seleção prevê cinco fases distintas. A primeira será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Em seguida, os aprovados realizarão provas escritas, teórica e prática, também eliminatórias e classificatórias. A terceira fase será a prova oral, com o mesmo peso avaliativo. Além disso, haverá investigação social, de caráter eliminatório (sob responsabilidade da PGE) e a prova de títulos, de caráter classificatório, que poderá somar pontos à nota final.


"A realização do concurso é fundamental para o fortalecimento da instituição, que vem ampliando sua atuação em áreas como execução fiscal, consultoria administrativa e mediação de conflitos envolvendo a administração pública", destacou o procurador-geral do Estado, Iuri Carlyle do Amaral Almeida Madruga.

Ainda segundo o procurador-geral, com o lançamento do edital, a expectativa é de que o processo seletivo renove os quadros da PGE, atraindo profissionais qualificados para enfrentar desafios jurídicos complexos e de grande relevância social e econômica. Todas as etapas do certame, incluindo exames de saúde para candidatos com deficiência e o procedimento de heteroidentificação para candidatos que se autodeclararem negros, serão realizadas na capital, Vitória.


Serviço:

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PGE/ES
Renato Heitor Santoro Moreira
(27) 3636-5059 / 98849-4899

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard