18/11/2025 16h36

Pesquisa de preços: Procon-ES alerta consumidores para oscilações de preços e falsas promoções na Black Friday

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) realizou, entre os dias 3 e 11 de novembro, a pesquisa de preços para a Black Friday. Ao todo, mais de 40 produtos foram analisados em diferentes lojas físicas e plataformas on-line. Os resultados revelam oscilações expressivas, com variações que chegaram a 492% entre um estabelecimento e outro.

Com a proximidade da Black Friday, o Procon-ES reforça a necessidade de atenção redobrada para evitar falsas promoções, práticas enganosas e gastos acima do planejado. A pesquisa é realizada anualmente justamente para orientar os consumidores capixabas e facilitar a identificação das melhores oportunidades de compra. Monitorar alguns valores antes de sair às compras é a primeira dica para encontrar melhores oportunidades de promoções, visto que em datas comemorativas ou promocionais os preços oscilam expressivamente.

Entre os maiores destaques, a Bicicleta aro 29 KRW Alumínio 24 Vel Marchas Freio a Disco Suspensão Dianteira Mountain Bike X32 apresentou uma diferença de 492% no preço entre lojas distintas. Já o Modelador de Cachos GAMA Ceramic Nano T – Tourmaline New 25mm Automático, por exemplo, foi encontrado por R$ 125,13 em um estabelecimento e R$ 629,10 em outro, uma variação de 403%. Outro produto que chamou atenção foi a Câmera Digital 4K com Zoom 16x, cuja diferença chegou a 225%.

A pesquisa também aponta variações significativas entre os preços originais e promocionais anunciados para a Black Friday. O Carrinho de Passeio Flick Multikids, por exemplo, variou 101% entre o valor original e o valor promocional. Já o Carrinho de Bebê Cosco Toffy Preto apresentou oscilação mais discreta, de 13%. Essa discrepância reforça a importância de acompanhar o histórico de preços antes da data, já que as ofertas nem sempre representam reduções reais.

Diante dos resultados da pesquisa, a diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, destaca a necessidade de o consumidor estar atento nesse período de intenso fluxo no comércio. “Mais do que aproveitar descontos, a Black Friday deve ser um momento de consumo consciente. A pesquisa mostra que informação é a melhor ferramenta para o consumidor. Quando ele compara preços e planeja suas compras, transforma o impulso em decisão consciente”, destacou.

Confira as maiores variações de preços em cada categoria

- Panela de Arroz: 164%

- Air Fryer: 101%

- Aspirador de pó: 140%

- Geladeira: 134%

- Fogão: 42%

- Cooktop: 82%

- Smartphone: 103%

- Guarda-roupas: 39%

- Caixa de som: 38%

- Perfumes importados: 180%

- Bicicleta: 492%

- Patinete Elétrico: 50%

- Cama de casal: 42%

- Bicicleta elétrica: 45%

- Jogos de panela: 34%

- Vídeo game: 200%

- Secador de cabelo: 132%

- Carrinho de bebê: 59%

- Sofá: 31%

- Smartwatch: 93%

- Assistente virtual: 33%

- Ventilador: 53%

- Babyliss: 403%

- Micro-ondas: 50%

- Armário de cozinha: 50%

- Ar condicionado: 34%

- Máquina de lavar: 24%

- Batedeira: 105%

- Fritadeira: 136%

- Notebook: 39%

- Liquidificador: 46%

- Forno elétrico: 69%

- Prancha de cabelo: 183%

- Purificador de água: 62%

- Lavadora de roupas: 113%

- Churrasqueira elétrica: 76%

- Mesa de jantar: 28%

- Sanduicheira: 31%

- Mixer: 41%

- Câmera de segurança: 297%

- Câmera de fotográfica: 225%

- Fone de ouvido: 94%

Acesse a pesquisa completa aqui. 

Informações à Imprensa:
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