01/12/2021 13h54

Período aberto para a Pré-Matrícula da Rede Estadual

Nesta quarta-feira (1º), inicia mais uma etapa da Chamada Pública Escolar 2022: a Pré-Matrícula, destinada aos estudantes que desejam entrar para uma das escolas da Rede Estadual de Ensino. Para solicitar a vaga, é necessário fazer cadastro no Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges): CLIQUE AQUI.

Os estudantes que ingressarão na 1ª série do Ensino Médio, devem selecionar o Itinerário Formativo que mais se adequa ao seu perfil individual. Para mais informações sobre esta novidade e ajuda na escolha, confira o 'Guia para sua Jornada no Novo Ensino Médio Capixaba'.

Informações para o cadastro no Seges:

- Certifique-se que o seu endereço está correto, pois é um critério importante para a alocação na escola desejada;

- O estudante que mora na Grande Vitória pode apontar até 3 (três) opções de escolas. Isto aumenta as chances de conseguir a vaga em uma de suas preferências;

- Após a requisição da Pré-Matrícula, o Sistema gera um documento comprovante com o número de protocolo da solicitação. É necessário guardar esse documento, e registrar o número de protocolo, importante para acesso no futuro, caso necessário.

Pode participar da Pré-Matrícula o estudante que:

- Está matriculado em escola da Rede Municipal, Federal ou Privada, e deseja vaga na Rede Estadual;

- Que não esteja matriculado em nenhuma unidade escolar;

- Perdeu o prazo ou não solicitou a rematrícula ou a transferência interna;

- Solicitou rematrícula ou transferência interna, mas deseja se matricular em escola diferente. A solicitação de pré-matrícula cancela a solicitação realizada anteriormente.

Confira as vagas ofertadas

Total de vagas ofertadas na Rede Estadual em 2022: aproximadamente 281 mil vagas

- Vagas por modalidade de ensino (vagas aproximadas)

• Anos Iniciais Ensino Fundamental: 22.500 vagas
  • Anos Finais Ensino Fundamental: 89.500 vagas
  • Ensino Médio: 130 mil vagas
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA): 39 mil vagas

- Educação em Tempo Integral:

• Total de 52 mil novas vagas (22.500 para anos finais de EF em Tempo Integral / 29.500 para Ensino Médio de Tempo Integral)
  • Novidades: 40 novas escolas (Total de 132 escolas de Tempo Integral na Rede Estadual)
  • Novidades: 26 novos munícios com oferta de Tempo Integral em 2022 (Total de 75 municípios com oferta de Tempo Integral na Rede Estadual)
  • Novidades: 16 mil novas vagas

- Educação de Jovens de Adultos (EJA):

• Total de 39 mil novas vagas (10.500 EJA Ensino Fundamental / 23.500 EJA Ensino Médio / 5 mil EJA Profissional)
  • Novidades: 2 mil novas vagas de EJA Profissional
  • Novidades: 2 mil novas vagas de EJA Regular

Em caso de dúvida: entrar em contato com a Superintendência Regional de Educação (SRE) que atende o seu município. CLIQUE AQUI e veja os contatos.

Texto: Soraia Camata

Assessoria de Comunicação da Sedu