29/12/2016 16h54

Parques Estaduais estarão fechados neste final de ano

Para quem quer uma opção de passeio diferente nestas férias, os Parques Estaduais gerenciados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) são uma excelente dica de programação. Mas os visitantes devem ficar atentos para o horário de funcionamento, pois os locais estarão fechados para visitas no sábado (31) e domingo (1º).  

Nos demais dias, os parques funcionarão de terça a domingo, das 8h às 17h, porém algumas atividades necessitam de agendamento prévio. O Parque Paulo César Vinha, em Setiba, funciona todos os dias.  É importante lembrar, ainda, que no Parque de Pedra Azul as trilhas e o acesso às piscinas estão suspensos, temporariamente, em função da seca, mas o centro de visitantes vai funcionar normalmente após estes dois dias.

O Espírito Santo conta hoje com várias áreas naturais que podem ser visitadas e contempladas. Compostos por fauna e flora diversificadas e de grande exuberância, estes espaços trazem atrativos, muita beleza natural e com custo zero.

 - Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

Localizado no município de Alegre, possui uma exuberante queda d’água de 144 metros de altura, além de trilhas bem demarcadas e de fácil acesso. Ao longo do rio, cascatas e corredeiras encantam os turistas. Sua flora é bem representada pelos jacarandás-de-espinho e a fauna por animais em extinção como a lontra. Nos feriados no final do ano, será possível apenas a entrada de pesquisadores com autorização da administração do parque.

Telefone: (28) 9-9904-4824

E-mail: pecf@iema.es.gov.br

 - Parque Estadual de Itaúnas

Situado no município de Conceição da Barra, o Parque de Itaúnas oferece diariamente atividades de ecoturismo, apoiadas pelo Grupo de Condutores Ambientais de Itaúnas, como visitas monitoradas à sede do Parque. São oferecidos também trilhas, passeios de bicicleta e de caiaque no rio Itaúnas, sendo que estas três atividades são pagas. 

Telefone: (27) 3762-5196

E-mail: pei@iema.es.gov.br

Visitas monitoradas: (27) 99635-5583 (Grupo de Condutores de Itaúnas) 

 - Parque Estadual Forno Grande

O parque fica no município de Castelo, seu relevo é montanhoso e culmina no Pico do Forno Grande, grande atrativo da região. Seu centro de visitantes oferece trilhas de fácil acesso que levam à Cachoeira com queda d’água de aproximadamente 30 metros de altura, à Gruta da Santinha, aos Poços Amarelos e ao mirante. O Parque, porém, só receberá o público mediante solicitação prévia em função das intervenções para melhoria de sua infraestrutura.

Telefone: (28) 99992-6144

E-mail: pefg.iema@gmail.com

 - Parque Estadual Mata das Flores

 O parque localizado no município de Castelo é marcado por sua rica biodiversidade. Sua flora é composta por espécies como Cedrelas, Cássicas, Bromélias e Palmáceas. Gaviões, tucanos, corujas, pacas, entre outros animais também habitam o parque. O principal atrativo da unidade é a trilha com aproximadamente 900m de percurso, que pode ser feita das 8h30min às 15h30min mediante agendamento prévio. O parque não funciona aos finais de semana.

Telefone: (28) 3242-3257

E-mail: pemf.iema@gmail.com

 - Parque Estadual Pedra Azul

 O parque está localizado no município de Domingos Martins. A Pedra Azul, que dá nome ao parque é uma formação de granito e gnaisse de 1.822 metros de altura e curiosamente a ação de eventos naturais esculpiu parte da rocha em forma de lagarto, algo único no planeta. 

Telefone: (27) 9-9739-8005/ 3248-1156

E-mail: pepaz@iema.es.gov.br

 - Parque Estadual Paulo César Vinha

 Localiza-se em Setiba, Guarapari, e foi criado para proteger espécies de plantas e animais que estavam sendo ameaçadas pelo desmatamento e a extração de areia ilegal. É um local aberto a visitas, pesquisa e conhecimento. No Parque há três lagoas, uma rica vegetação de Mata Atlântica litorânea com manguezais, mata de restinga, planícies cactáceas, entre outras. Para realizar a descida até a lagoa deve-se chegar até as 15h30min.

Telefone: (27) 99727-6295 (27) 3242-3665

E-mail: pepcv@iema.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema 
(27) 3636 2591 / (27) 99977-1012 
Alvaro Muniz/Tatiana Ronchi

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard