30/09/2025 15h39

Parque Estadual de Itaúnas recebe provas de mountain bike e corrida noturna

O Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, recebeu, no último sábado (27) e nesse domingo (28), duas provas tradicionais do esporte e aventura capixaba: o ItaBiker 2025 e o ItaNight Run, organizados pela Casinha de Aventuras, com o apoio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Em sua 9ª edição, o ItaNight Run trouxe novidades no percurso, incluindo a Trilha das Borboletas, que desafiou os corredores noturnos em dois trajetos, contemplando desde iniciantes até atletas profissionais.

Já o ItaBiker foi considerado a maior edição da Copa Capixaba de Mountain Bike, com inovações como a categoria MTB/RUN, em que os atletas participam do ItaNight Run e disputaram o ItaBiker no dia seguinte. As crianças também entraram na competição com a Copinha Kids, que incentiva desde cedo o respeito à natureza e o espírito esportivo.

Para o técnico de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos do Iema, André Tebaldi, a parceria entre o esporte e a conservação é estratégica. “Eventos como esses aproximam a comunidade da Unidade de Conservação e ajudam a despertar o senso de pertencimento. Quando as pessoas vivenciam o parque de forma responsável, compreendem melhor a importância de conservar esses ambientes para as próximas gerações”, destacou.

O técnico reforça ainda que, mais do que promover esporte e turismo de aventura sustentável, os eventos evidenciam a relevância do Parque Estadual de Itaúnas como espaço de conservação, lazer e conexão com a natureza. Com aproximadamente 3.500 hectares, a unidade protege ecossistemas da Mata Atlântica, como restinga, dunas, manguezais, rios e áreas alagadas, protegendo a biodiversidade regional.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard