04/08/2021 11h59

Palestra define qualificação profissional em escola de Guarapari

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Angélica Paixão, em Guarapari, recebeu, nessa terça-feira (03), o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, e o subsecretário de Estado Gedson Merizio, para uma palestra com o tema "Qualificação Profissional e as Oportunidades do Mercado de Trabalho".

O evento, que ocorreu na sala de informática da escola, foi direcionado aos alunos da unidade e contou também com a participação da diretora Tânia Márcia Simões Carnetti e de professores das turmas participantes. Na oportunidade, Gedson Merizio se apresentou como filho da cidade, como ex-estudante da própria escola. “É um momento único de geração de emprego”.

Em sua palestra, o secretário Tyago Hoffmann também se apresentou como filho da cidade e falou da importância do percurso dele como estudante, destacando a grande convicção de que a educação transforma a vida. Para o secretário, a educação não é um caminho fácil. "Caminhos fáceis não nos levarão por uma boa estrada”, disse.

Dentre os programas governamentais apresentados por Tyago Hoffmann estiveram o Nossa Bolsa como destaque, uma vez que gera mil bolsas anuais de estudo em universidades particulares do Estado.

O secretário falou sobre a Universidade Estadual do Espírito Santo que, a princípio, funcionará de forma on-line, mas que conta com uma parceria de outras instituições, como a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e que já ofertará vagas para o próximo ano.

Tyago Hoffmann destacou as oportunidades para o Ensino Técnico, como a Bolsa Técnica, programa que, inclusive, pode ser aderido por alunos das 3ª séries do Ensino Médio. Outro importante projeto lembrado foi o Qualificar-ES, que prevê, segundo ele, a preparação para o mercado de trabalho e o estímulo ao empreendedorismo. O programa oferta 26 mil vagas para cursos on-line, incluindo cursos exclusivos para mulheres.

Após a palestra, os alunos puderam fazer perguntas e se mostraram bastante felizes com o leque de oportunidades desconhecidas por muitos deles. A diretora Tânia Márcia agradeceu a visita da equipe do Governo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu