10/04/2024 11h43

Palácio Anchieta recebe exposição inédita de Heidi Liebermann

Foto: Hélio Filho/Secom

O Palácio Anchieta está recebendo a exposição “O Fabuloso Mundo das Cores” que reúne trabalhos inéditos da artista plástica alemã Heidi Liebermann, que deixou seu país de origem para viver no Espírito Santo há exatos 50 anos. A exposição fica aberta até 10 de julho, com visitação de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

Durante o período de exposição serão desenvolvidas ações educativas idealizadas exclusivamente para o projeto. O público poderá agendar as visitas pelos telefones (27) 3636-1031 e (27) 3636-1032.

O Salão São Tiago recebeu a solenidade de abertura da mostra, que contou com as presenças do governador do Estado, Renato Casagrande; da primeira-dama Maria Virgínia Casagrande; e dos secretários de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, e de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc.

“O Palácio Anchieta está aberto permanentemente e recebê-los aqui hoje com essa exposição maravilhosa é um enorme prazer. Antes mesmo da Lei de Incentivo à Cultura, a gente passou de 10° para o 3° lugar em ocupação de profissionais que buscam renda na economia criativa. E estamos ampliando muito a captação de recursos após a lei de incentivo capixaba. Queremos cada vez mais que a cultura gere oportunidades. Que as pessoas se expressem, mas também gerem renda e sobrevivam da sua atividade”, afirmou o governador.

Sem se autorrotular em estilos ou movimentos específicos, a artista preza pela liberdade criativa – considerada por ela a maior de todas as cores. Assim, Heidi transita com impressionante naturalidade entre o abstrato e o figurativo em suas obras. Retratos, paisagens, perfeição e imprecisão, tudo isso pode estar em uma única tela sua, sem pesar, sem sobrecarregar, em total harmonia.

"A vida é uma caixa de surpresas. Na primavera de 1974, meu marido, que morava na Alemanha e que já havia visitado o país há mais de 20 anos, me disse: um dia, vamos voltar para o Brasil. Como tínhamos uma filha de cinco anos e eu estava esperando outra menina, queria morar em algum lugar mais próximo do mar, uma cidade menor, onde as pessoas tivessem um pouco de paciência comigo e com meu português. Escolhi Vitória, pois a conheci em uma viagem e me encantei com esse Centro Histórico e também com as paisagens daqui. Moro onde me apaixonei”, declarou Heidi Liebermann.

Assumidamente apaixonada pelo belo, a pintora revela em cada uma de suas obras um universo próprio. Poesias em quadros, histórias contadas por meio das cores e das formas que desenvolve, ora soltas, vagando e flutuando, ora cravejadas na tela. Seus trabalhos têm, de algum modo, um equilíbrio inexplicável. Da composição de cores aos traços resolutos, intrêmulos e generosos, suas produções traduzem, simultaneamente, leveza e profundidade, romantismo e rock’n’roll.

"É uma grande felicidade para a Secretaria da Cultura abrir hoje a sua primeira exposição pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), no Palácio Anchieta, ou seja, financiada integralmente pela Lei. É uma alegria enorme contar com mais essa forma de apoio à cultura e mais essa forma de ocuparmos o nosso Palácio com arte, com trabalhos belíssimos da nossa artista, e celebrar esses 50 anos de carreira. Estamos muito felizes nesse momento de recebê-la aqui. Muito obrigado pela presença de cada uma e cada um de vocês”, disse o secretário da Cultura, Fabricio Noronha.

A curadora da exposição, Rosa-Nina Liebermann, agradeceu o apoio do Governo do Estado aos projetos culturais. “Muito obrigada por estarem aqui. Agradeço pelo apoio do Governo. A gente está trazendo para o Palácio uma exposição que a gente planejou há bastante tempo. Então, é um momento muito especial. A maioria de vocês sabe, eu sou filha, mas essa exposição não foi feita como filha para mãe. Não é um presente somente, é uma exposição pensada com a ajuda de toda uma equipe que esteve unida neste processo de produção e o que me fascinou e me emocionou muito. Podemos ver como a arte dela é acessível, como ela chega rápido nas pessoas, como essa linguagem artística dela, que é totalmente mesclada com o figurativo, o abstrato, ele comunica. Ele comunica com as pessoas através das cores, das formas”, explicou.

Heidi e as cores

Em uma Alemanha cinza, passando por reconstrução após a Segunda Guerra Mundial, uma jovem se destacava por seus traços rápidos e precisos. Pinturas e desenhos de quem sempre teve sede pela vida e pelas cores. Aos 18 anos, com o apoio de um tio, Heidi Liebermann desenvolveu seu talento ao ingressar na Faculdade de Arte e Design em Hamburgo, norte daquele país.

Após concluir os estudos, iniciou a carreira como designer gráfica e trabalhou em diferentes agências de publicidade. Em 1974, já casada com o arquiteto paulista Ramis Rayes, com quem teve suas filhas, Julia-Yv e Rosa-Nina, a pintora alemã se mudou para o Brasil e encantada pelo movimento tropicalista, pelo clima e pelas belezas naturais. Assim, escolheu viver em terras capixabas, onde houve uma virada de chave na vida de Heidi Liebermann, momento em que trocou a publicidade pela pintura, dedicando-se a essa arte de forma profissional e incondicional.

Heidi nunca se autorrotulou em estilos específicos e priorizou a liberdade criativa, para ela considerada a maior de todas as cores, transitando entre o abstrato e o figurativo com impressionante naturalidade. Em uma só tela, a artista mistura retrato, paisagem, perfeição e imprecisão. Tudo em absoluta harmonia. Suas obras de cores vibrantes têm profundidade e impressionam pelo equilíbrio que são capazes de transmitir. Ao mesmo tempo que exaltam a alegria de viver, provocam reflexões sobre dilemas e questões importantes para a sociedade. Uma mistura de sentimentos que vai do romantismo ao rock and roll.

A exposição “O Fabuloso Mundo das Cores” é uma realização da Liebermann Projetos Criativos, com patrocínio da empresa ES Gás, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult), além de apoio cultural do Instituto Energisa e apoio da Tinbol Tintas.

Serviço:
Exposição “O Fabuloso Mundo das Cores” De Heidi Liebermann
Visitação: até 10 de julho, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Local: Palácio Anchieta, Praça João Clímaco, s/n, Centro, Vitória
Entrada gratuita
Classificação livre

Durante o período de exposição serão desenvolvidas ações educativas idealizadas exclusivamente para o projeto. As visitas podem ser agendadas pelos telefones (27) 3636-1031 e (27) 3636-1032.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard