01/10/2019 22h38

Palácio Anchieta recebe abertura do movimento Outubro Rosa

Foto: Hélio Filho/Secom

O movimento Outubro Rosa, realizado pela Associação Feminina de Combate ao Câncer (Afecc), que chama atenção para a importância da detecção precoce e tratamento do câncer de mama, completa dez anos de ações no Espírito Santo. Para marcar a abertura da campanha, o Palácio Anchieta, em Vitória, ganhou uma iluminação especial com a cor que simboliza o movimento. A solenidade de abertura do Outubro Rosa aconteceu nesta terça-feira (1) com a presença do governador Renato Casagrande.

Ao lado da primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande, da vice-governadora Jaqueline Moraes e da presidente da Afecc, Marilucia Silva Dalla, o governador inaugurou a iluminação especial do Palácio Anchieta, dando início ao Outubro Rosa. A sede do Executivo estadual também recebeu um concerto ao ar livre com a apresentação de vários corais, que se posicionaram na escadaria e nas janelas do Palácio Anchieta. Um helicóptero da Polícia Militar despejou cinco quilos de pétalas de rosas sobre o público que acompanhava o evento.

A exemplo dos anos anteriores, o movimento Outubro Rosa vai percorrer vários espaços – desde locais de trabalho, centros comunitários, postos de saúde e até comunidades indígenas, quilombolas, pescadoras e LGBT – para orientar a população sobre os tipos de câncer, com ênfase para o de mama, que é a principal causa de óbitos de mulheres no Estado em decorrência de câncer.

Em sua fala, o governador Renato Casagrande mencionou a apreensão causada pela doença, mas lembrou que é preciso coragem para enfrentar o câncer. Ele falou também sobre o trabalho realizado pela Afecc, que é desenvolvido com ainda mais intensidade neste mês de outubro. “O Palácio Anchieta colorido de rosa é uma forma de chamar atenção da sociedade. A prevenção é o melhor caminho. Vamos trabalhar a prevenção. Estamos à disposição de entidade como a Afecc para trabalharmos em conjunto”, completou.

A Vice-Governadoria do Estado também irá promover ações de apoio ao movimento Outubro Rosa. Para marcar o início do mês, o Gabinete da vice-governadora, que fica no oitavo andar do Palácio da Fonte Grande, recebeu uma ornamentação toda especial em alusão à campanha. Jaqueline Moraes, ao lado dos servidores, seguiu em caminhada até o Palácio Anchieta para a abertura do evento. O Palácio da Fonte Grande também foi iluminado com lâmpadas na cor rosa.

Jaqueline Moraes destacou a parceria do Governo do Estado com entidades da sociedade civil organizada no desenvolvimento de ações como o Outubro Rosa. “Um evento que realmente mexe com nossas emoções e nos convoca a abraçar esta causa, da prevenção do câncer de mama. Fora as apresentações que foram lindas e emocionantes. Quero parabenizar a todos os envolvidos. Fico feliz em saber que o nosso Governo apoia essas ações”, disse.

Marilucia Silva Dalla, presidente da Afecc, lembrou que a instituição foi uma das precursoras em trazer o movimento para o Estado. “Estamos chegando a uma década de trabalho. Conscientização é tão importante quanto o ato de cuidar. Durante esses dez anos desenvolvemos temas de incentivo à mulher, para elas olharem para si mesmas e se cuidarem. As cores nos meses são campanhas pontuais, mas que todos sejamos defensores da vida o ano inteiro. Nós precisamos nos conscientizar e sensibilizar outras pessoas da importância de a pessoa conhecer seu corpo", afirmou.

Câncer de mama é a principal causa de óbitos por câncer no Estado

No Espírito Santo, o câncer de mama feminino é a principal causa de óbitos por câncer. Entre as dez principais doenças, é a sexta que mais matou as mulheres capixabas nos últimos quatro anos, ficando atrás de infarto agudo do miocárdio, pneumonia, diabetes, Alzheimer e doença cardíaca hipertensiva.

Segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), de 2015 a agosto de 2019, foram totalizados 1.449 óbitos por câncer de mama. Ainda com dados preliminares, em 2018 foram registrados 338 óbitos e em 2019, de janeiro a agosto, 217 mulheres morreram em decorrência da doença.

Para transformar essa realidade é preciso que as mulheres fiquem atentas aos fatores de risco, façam periodicamente o autoexame das mamas (que ajuda a prevenir o desenvolvimento e detectar precocemente a doença) e adotem hábitos de vida saudáveis. É o que afirma o médico ginecologista-obstetra Ary Célio de Oliveira, referência em Saúde da Mulher da Sesa.

“Praticar atividade física regularmente, ter uma dieta saudável, ter a manutenção do peso ideal e principalmente evitar o consumo excessivo de álcool e cigarros são práticas fundamentais para a prevenção primária do câncer de mama nas mulheres”, explicou. Segundo o médico, 30% dos casos podem ser evitados com medidas como essas.

Programação Outubro Rosa

06/10 – 8h – Corrida Divas Run – Corredores Capixabas – Saída de Itaparica, Praça do Ciclista.

06/10 – 8h - 6ª Remada Rosa – Praia do Iate Clube – Vitória.

08/10 – 19h – Missa em Ação de Graças – Basílica de Santo Antônio - Vitória.

19/10 - 8h às 14h - Ação na Concessionária Harley-Davidson, com Ride de Motos.

24 a 27/10 – 1ª Copa Afecc no Jockey Clube do ES – Vila Velha.

27/10 – 8h – 14ª Corrida Faesa – Saída, Av. Beira Mar – Chegada, Praia de Camburi –Vitória.

27/10 – 8h30 - Caminhada Outubro Rosa, na orla de Camburi. Concentração em frente ao Píer de Iemanjá. Chegada: Posto de gasolina da Av. Adalberto Simão Nader – Vitória.

29/10 – 18h30 – Missa em agradecimento às ações do Outubro Rosa, na Paróquia Santa Rita de Cássia – Praia do Canto, Vitória.

08/11 – 21h30 - Jantar Beneficente da Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia, no Le Buffet Master – Vitória.

Mais ações

Ao longo do mês de outubro, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN) fará a sensibilização de pacientes, acompanhantes e visitantes com a entrega de laços cor-de-rosa. No dia 25 de outubro, a Coordenação de Projetos Sociais organizará uma roda de conversa com o enfermeiro Alexandre Tresman Prezilius sobre diagnóstico, prevenção e cuidados do câncer de mama. Haverá ainda a triagem dos participantes para o exame de mamografia. Além disso, o evento contará com o Dia de Beleza para todas as participantes.

Já a fachada do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC) estará iluminada de rosa durante todo o mês de outubro. Além disso, os colaboradores poderão substituir o uniforme pela blusa rosa e calça jeans todas as sextas-feiras de mês. O HEC irá promover ainda a arrecadação de lenços, chapéus e bonés. Os acessórios contribuem para o resgate da autoestima, proporcionando momentos de leveza e alegria para pacientes oncológicos. Eles serão destinados à Afecc. As doações podem ser deixadas no varal personalizado no 1º andar a partir do dia primeiro de outubro (01), junto com uma mensagem de apoio.

A Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) vai promover o “Papo de Mulher”, evento que vai tratar sobre a prevenção ao câncer. Serão compartilhadas informações sobre prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero. O evento é voltado para as empregadas da Cesan. O “Papo de Mulher” acontecerá no próximo dia 18 no Centro de Formação Dom João Batista, na Praia do Canto, em Vitória, das 8h ao meio-dia.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Íris Carolina Miguez
(27) 3636-1446 / (27) 99971-2819
iris.carolina@vice.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard