25/07/2017 17h36 - Atualizado em 25/07/2017 18h15

Palácio Anchieta: 466 anos de história em Vitória

Foto: Fred Loureiro/Secom-ES

Um patrimônio capixaba em celebração de sua história e realizações. O Palácio Anchieta – sede do Governo do Estado – completa 466 anos, nesta terça-feira (25). Localizado no Centro Histórico de Vitória, o local é um notável marco arquitetônico no Espírito Santo, que além de abrigar o ponto principal do Poder Executivo, também é utilizado como um importante espaço cultural por meios de exposições e diversas atividades.  Objetos, mobiliário, Fotos, documentos, e obras de arte integram seu acervo permanente, exposto nos diversos salões do local.

Para muitos estudiosos, a origem do prédio se confunde com a da cidade de Vitória. Erguido sobre a estrutura do Colégio e Residência Jesuítica de São Tiago, assim intitulado devido ao santo adotado pelos padres da Companhia de Jesus em sua missão, em meados século XVI. O prédio foi inaugurado em 25 de julho de 1551 e passou por diversas transformações ao longo do tempo. Em 1798, recuperado de um incêndio ocorrido dois anos antes, o prédio é denominado Palácio do Governo. Outro fato notório foi a reforma feita para receber, em 1860, Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina Maria, numa visita de 15 dias.

Mas foi somente no início do período republicano, em 1908, já no Governo de Jerônimo Monteiro, (1908 -1912) que seria feita a reconstrução do Palácio, transformando radicalmente as feições do conjunto e no que remete a sua apresentação atual.  Foi a partir deste momento que o local se transformou em um espaço de marcantes momentos de transformações e articulações políticas. No ano de 1945, no aniversário da morte do então Padre José de Anchieta, o governador da época, Jones dos Santos Neves, publica decreto nomeando a sede do Governo Estadual como Palácio Anchieta, que guarda o túmulo simbólico do padre desde 1922. O edifício foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, em 1983.

No período de 2004 a 2009, houve uma ampla obra de restauro, além de intervenções modificadoras da estrutura física do edifício. Iniciada pelas fachadas e pelo telhado, ela inclui a manutenção de espaços internos, como os salões, e a criação de ambientes destinados a exposições e eventos. Foi neste contexto que o local foi aberto à visitação pública. Hoje, o Palácio Anchieta destaca-se em seu ambiente pela dominância de sua escala, de sua volumetria e de sua linguagem arquitetural que encanta moradores e turistas que frequentam o Centro Histórico de Vitória.

Visitação

Aos visitantes, além da história capixaba, os acervos arqueológicos e pinturas podem ser contemplados em visitas durante a semana. Já aos sábados e domingos, os salões do Palácio Anchieta são abertos ao público, incluindo o Salão do Governador. As visitas acontecem de terça a sexta-feira, das 09 às 17h, e sábados e domingos, das 09 às 16h.

Descubra Vitória:

http://descubraoespiritosanto.es.gov.br/pt/cidade/vitoria.html

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

Twiter: @secult_ES

 

 

Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tatiana Negris – Coordenadora

Felipe Marçal
imprensa@turismo.es.gov.br 
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br 
Facebook: Turismo Espírito Santo

Twitter: @turismo_es

Instagram: @descubraoespiritosanto

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard