28/11/2018 11h45

Paes: Viana também vai unir esforços pela melhoria da aprendizagem

O município de Viana assinou, nesta terça-feira (27), o termo de adesão ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, esteve na cidade para celebrar a união de esforços entre a prefeitura e o Governo do Estado para fortalecer a aprendizagem dos estudantes capixabas.

O evento contou com a participação do prefeito Gilson Daniel, da secretária municipal de Educação Luzian Belisario dos Santos e também da comunidade local. Juntos, Estado e município vão propor ações para melhoria dos indicadores educacionais, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização.
“É muito importante que as famílias que moram nessa comunidade estejam presentes neste evento. Quando pensamos o Paes, tivemos a ideia de criar um projeto em que o Estado e os municípios pudessem trabalhar juntos, em prol de uma educação igualada para nossos estudantes. A educação brasileira tem avançado e, acredito que com o Paes, vai melhorar ainda mais”, disse o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
A proposta do pacto é desenvolver um programa envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras municipais, a sociedade civil e a iniciativa privada, com ações focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.
“Hoje é um dia muito importante para as comunidades de Bom Pastor e Vila Nova, pois começa um novo ciclo na educação, onde a união entre o nosso município com o Estado promoverá maior conhecimento para nossos alunos. A educação é a base da vida dos brasileiros e é dentro da escola que essa base se inicia”, afirmou o prefeito Gilson Daniel.
Obras de reforma da Escola Estadual Jones José do Nascimento
Na manhã desta terça-feira (27), o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, esteve na Escola Estadual Jones José do Nascimento, Serra, para assinatura da ordem de serviço para início das obras de reforma da unidade escolar.
“Estamos todos muito felizes por essa conquista. Nossa escola melhorou muito em questão de educação e acredito que, com a reforma, os alunos se sentirão mais estimulados a estarem na escola. Quero agradecer muito a Sedu por nos atender com tanta atenção e carinho”, contou a diretora da escola, Juliana Rohsner Vianna.
Para o secretário Haroldo Rocha, “é com muita felicidade que venho na escola de vocês para assinar esta ordem de serviço. A instituição de ensino é um lugar de aprender, fazer amigos e levar o conhecimento adquirido aqui para toda a vida. Espero que vocês gostem da nova escola após as reformas e que cuidem desse espaço, pois ele é de vocês e merece ser cuidado".
Com as obras, a unidade escolar irá receber adequação da cozinha, novo piso, colocação de novos quadros para pincel, substituição de portas e janelas, instalação de grades de proteção, substituição de portões e gradil, colocação de mesas e bancos de concreto na área externa, pintura geral do prédio escolar e muros, substituição de lâmpadas e de ventiladores em todas as salas de aula, além da instalação de dois projetores na área externa, próximo à quadra, e instalação de ar-condicionado nas novas salas de recursos e pedagogia. Será um investimento de R$ 541 mil reais.
Visita às escolas
Na Serra, o secretário também visitou as escolas: Silvio Egito Sobrinho, Antônio Luiz Valliati, Iracema Conceição e Francisco Alves Mendes. Na oportunidade, conversou com a equipe escolar e os estudantes sobre as atividades desenvolvidas ao longo do ano.
Para o diretor da Silvio Egito Sobrinho, Cloves Jose Mendonça Martins, “a visita veio com uma boa notícia! Nossa escola recebeu obras de reforma e hoje ele retorna para ver o resultado. Estou muito feliz em recebê-lo. Essa visita serve de motivação para nossos alunos".

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação / Sedu