22/10/2018 11h40

Paebes: aprendizagem dos estudantes capixabas é avaliada

Foto: Divulgação/Sedu

Estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas da rede estadual, das redes municipais e das escolas particulares participantes serão avaliados por meio do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). As provas serão aplicadas nesta terça (23) e quarta-feira (24), durante o período de aula. A expectativa é que aproximadamente 240 mil estudantes façam as avaliações.

Nesta terça-feira (23), pelo Paebes Alfa, as turmas iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos) serão avaliadas em provas de Língua Portuguesa (leitura e escrita). Já os estudantes do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio (Paebes) farão provas de Língua Portuguesa e Matemática.

Na quarta-feira (24), as turmas iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos) farão a prova de Matemática, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental farão produção textual, já os do 9º ano do ensino fundamental e 3ª e 4ª séries do Ensino Médio e Médio Integrado realizarão as provas da área de Ciências Humanas.

Além das avaliações, são aplicados aos estudantes, diretores e professores questionários contextuais e os pais ou responsáveis pelos estudantes do Paebes Alfa responderão a um questionário de pais.

“As avaliações terão como objetivo conhecer fatores internos e externos relacionados às escolas, que influenciam nos resultados dos estudantes. Precisamos fortalecer o acompanhamento, para direcionar a atuação da escola na busca pela melhoria da aprendizagem”, salientou a secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

A análise permite identificar as habilidades mais e menos desenvolvidas pelos estudantes, nas respectivas séries. A partir dela é possível instrumentalizar e reorientar práticas pedagógicas, proporcionando um melhor ensino e a aprendizagem melhor.

Além de todas as escolas da rede estadual, 1.403 escolas municipais de 77 municípios e 48 escolas privadas também vão realizar as provas. Os resultados serão divulgados no início do ano letivo de 2019, por meio do Boletim de Resultados da Escola, no Portal do Paebes (www.paebes.caedufjf.net), e estarão disponíveis também no site da Sedu (www.sedu.es.gov.br).

Paebes

O Paebes visa avaliar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas da rede estadual, redes municipais associadas e escolas particulares participantes, em relação ao nível de apropriação dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática (de todas as etapas avaliadas) e, em anos alternados, em Ciências Humanas e Ciências da Natureza (a partir do 9º ano do Ensino Fundamental).

Os resultados são alocados em Padrões de Desempenho, que são categorias definidas a partir de cortes numéricos que agrupam os níveis da Escala de Proficiência, com base nas Metas educacionais estabelecidas pelo Paebes. Esses cortes dão origem a quatro Padrões de Desempenho, os quais apresentam o perfil de desempenho dos estudantes: Abaixo do Básico, Básico, Proficiente e Avançado.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação / Sedu