20/01/2020 18h08

Pacientes e colaboradores do Himaba recebem orientações sobre saúde mental

Janeiro foi escolhido como o mês da saúde mental, tendo o branco como sua cor simbólica e no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, pacientes, acompanhantes e colaboradores receberam orientações, nesta segunda-feira (20), para identificar os sinais da doença.

O objetivo da campanha Janeiro Branco é sensibilizar a população quanto à importância da prevenção à depressão e à ansiedade, estimulando o cuidado com a saúde mental e bem-estar.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente o Brasil tem em média 9,3% da população, ou seja, 18,6 milhões de pessoas com distúrbio relacionados à ansiedade, e 5,8% com depressão, ou seja, 11,5 milhões de pessoas.

A depressão, um dos problemas mais comuns da saúde mental, pode afetar qualquer pessoa, inclusive àquelas que parecem viver em circunstâncias relativamente ideais, e levar a consequências graves, como à automutilação e até ao suicídio. Vários são os motivos que podem levar uma pessoa à depressão e à ansiedade como transtornos psiquiátricos, estresse crônico, disfunções hormonais, vícios (cigarro, álcool e drogas ilícitas), experiências de violência doméstica ou abuso, perda do emprego, desemprego por tempo prolongado, separação conjugal, entre outros.

Na ação de conscientização, promovida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Himaba, um folder com os objetivos da campanha e a descrição dos sintomas da depressão e ansiedade foi entregue durante a abordagem. A iniciativa contou com o trabalho de profissionais de diversas áreas do hospital.

A presidente do GTH, Thalita Medeiros, explicou que na próxima semana, outras ações serão realizadas no hospital. “Na próxima semana, na quinta-feira (30) e sexta-feira (31) teremos uma roda de conversa, às 20h, para quem estiver no hospital. Todos podem participar. A ideia é debater sobre a importância da promoção da saúde mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos”, disse.

 

Onde buscar atendimento em saúde mental infantojuvenil

A Unidade de Saúde Mental Infantojuvenil instalada no Himaba, presta acolhimento a pacientes com transtornos mentais que necessitam de atendimento psiquiátrico de urgência. O serviço atende pacientes que dão entrada pelo Pronto-Socorro da unidade ou foram encaminhados de outros hospitais pela Central de Regulação de Internação da Secretaria da Saúde (Sesa).

Os atendimentos têm como objetivo estabilizar o paciente que está em surto, por meio de tratamento com medicamentos e atividades psicopedagógicas, colocando esse paciente novamente em condições de conviver em sociedade.

O Himaba oferece serviço 24 horas de pronto-socorro e internação na área psiquiátrica.

 

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)

(27) 3636-3187

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard