18/12/2019 16h08

Ouvidoria da Sesa recebe mais de três mil manifestações de usuários do SUS em 2019

De janeiro deste ano até o último dia 02 de dezembro, a Ouvidoria da Secretaria da Saúde (Sesa) registrou 3.323 manifestações de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), relacionadas a elogios, sugestões, informações, solicitações diversas, denúncias e reclamações. Diante disso, com a meta de atender cada vez melhor o cidadão capixaba que procura pelos serviços do SUS, a Ouvidoria da Sesa vem aprimorado os processos internos de trabalho.

De acordo com o Ouvidor, Rafael Vulpi Caliari, a equipe tem recebido qualificação permanente. Além disso, a atual gestão estabeleceu uma melhor aproximação com ouvidorias municipais, ampliando a participação social e promovendo uma melhor integração entre a rede interna da Sesa.

Todos os dados e informações são registrados por meio do Sistema OuvidorSUS, criado pelo Ministério da Saúde para atendimento específico da rede nacional de Ouvidorias do SUS, regulamentado pela Portaria/GM/MS nº 8, de 25 de maio de 2007. Outro sistema, o E-OUV, é utilizado para recebimento das manifestações via Ouvidoria Geral do Espírito Santo.

As manifestações mais comuns estão relacionadas ao acesso a serviços de saúde, recursos humanos, contato de unidade de saúde, entre outros. “A Ouvidoria é um setor estratégico para aprimoramento das ações do SUS. É um instrumento de intermediação entre os usuários e as práticas, ações e serviços voltados ao atendimento público. A gestão das informações recebidas pela Ouvidoria permite configurar importantes relatórios gerenciais capazes de apresentar a realidade local. E, com isso, auxiliar e subsidiar os gestores na tomada de decisão em prol da melhoria das políticas do SUS”, completou Rafael Vulpi Caliari.

Os canais de manifestação:
Secretaria da Saúde (Sesa): telefones 3347-5732, 3347-5733

E-mail: ouvidoriasus@sesa.es.gov.br 

Site: https://saude.es.gov.br/fale-conosco

Disque Saúde 136 – número gratuito do Ministério da Saúde

Governo do Estado do Espírito Santo: telefone 0800 022 11 17

Site: https://ouvidoria.es.gov.br/

Atendimento presencial: Rua Engenheiro Guilherme José Monjardim Varejão, 225, Ed. Enseada Plaza, Enseada do Suá, Vitória/ES.

 

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard