23/11/2017 15h17 - Atualizado em 23/11/2017 15h18

OportunidadES entregou 214 certificados a alunos de Cariacica

“Estou desempregada há mais de um ano e nesse tempo só consegui uma faxina!” O depoimento é da auxiliar de serviços gerais Aline Amaral de Souza, de 32 anos, que formou no curso de Auxiliar de Logística, na oferta de Nova Esperança, em Cariacica. Ela mora no bairro Nova Rosa da Penha II e essa foi a segunda vez que se inscreveu no projeto. “Quando o OportunidadES abriu inscrição no meu bairro eu me inscrevi para o mesmo curso, mas não consegui vaga. Dessa vez fiquei como suplente e fui chamada na segunda aula. O curso foi muito produtivo e eu fiz para poder mudar de área e ter uma profissão com diploma. Preciso ter um emprego fixo que seja estável porque tenho duas filhas pequenas e só meu companheiro tem renda”, contou Aline.

A auxiliar de serviços gerais foi um dos 214 alunos do Projeto OportunidadES que receberam o certificado pela conclusão dos cursos de qualificação profissional ofertados gratuitamente aos moradores da região. A cerimônia de formatura aconteceu na noite dessa quarta-feira (22), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Anthonius Lute.

O OportunidadES ofereceu 300 vagas em parceria com o Programa Ocupação Social, também realizado pelo Governo do Estado, mas por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos. Os moradores puderam se inscrever em uma das nove opções de cursos de diferentes áreas de atuação: Serviços, Saúde, Negócios Digitais e Moda e Beleza.

Todos os cursos foram presenciais com duração de 40 horas e os formandos tiveram como professores profissionais do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. A escola técnica também entregou os diplomas a todos os formandos.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, inovação e Educação Profissional (Secti), Vandinho Leite, parabenizou os alunos pela conquista, agradeceu a todos os envolvidos e falou sobre a felicidade que é formar mais turmas do OportunidadES: “O nosso objetivo inicial, de recolocar o cidadão capixaba no mercado de trabalho, está sendo alcançado. Algumas pessoas que fizeram os cursos já estão pondo em prática o que aprenderam no projeto e voltaram a trabalhar. É isso que o OportunidadES quer: Trazer uma nova chance para a população do Estado”, destacou.

O Projeto OportunidadES é realizado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secti, e ofertou desde o lançamento, em maio deste ano, mais de 68 mil vagas em cursos presenciais e a distância, sendo mais de 20 mil vagas em cursos presenciais e mais de 48 mil vagas em cursos na modalidade on-line.

Atendimento à população:

Telefones: (27) 3636 1800 / 3636-1808