30/10/2010 13h00 - Atualizado em 21/01/2019 11h38

Ópera contemplada em edital da Secult será apresentada no Carlos Gomes

“Ópera em Três Tempos”, projeto do Instituto Quórum, contemplado no Edital número 03 de incentivo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) publicado no ano passado, será apresentada gratuitamente entre quarta-feira (03) e domingo (07), no Theatro Carlos Gomes. Os ingressos serão distribuídos a cada dia de espetáculo, sempre uma hora antes do início do concerto.

Entre quarta-feira e sábado as apresentações serão às 20 horas. E no domingo, a ópera será executada pela manhã, às 10 horas. Além do patrocínio da Secult, o projeto conta com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Hotel Alice Slaviero, Restaurante Suá e Gráfica A1.

Três tempos

Assim como o próprio nome, a ópera terá três tempos. A primeira parte terá gênero dramático-musical com a apresentação de “Il Combattimento di Tancredi e Clorinda” (O Combate entre Tancredo e Clorinda), uma obra cênica e musical do compositor italiano Claudio Monteverdi.

No segundo momento, será apresentada a ópera “Il Maestro di Musica” (O Professor de Música), de Giovanni Battista Pergolesi, compositor que este ano completa 300 anos de nascimento. Trata-se de uma obra pioneira no gênero buffo, termo usado para descrever a versão italiana da ópera-cômica.

Na terceiro tempo será apresentada a ópera brasileira “Sarapalha”, baseada no conto de João Guimarães Rosa. Na obra, o compositor mineiro Harry Crowl, radicado em Curitiba (PR), soube muito bem captar o ruralismo brasileiro, tema, aliás, especialmente caro ao mestre escritor. A estreia desta nova versão é uma iniciativa inédita para o público capixaba, pouco oferecido à linguagem musical contemporânea.

O elenco é formado por músicos do Estado: Adalgisa Rosa, Alessandro Santana, Elaine Rowena, e Renato Gonçalves; além de Flavio Leite, de Porto Alegre (RS). Eles se apresentam com a Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Pernambuco, formada por alguns dos mais talentosos estudantes de música pertencentes ao cenário musical nordestino, todos sob a regência e direção artística do maestro Sérgio Dias.

Capacitação

Cumprindo exigência do Edital da Secult, o Instituto Quórum também oferecerá um curso de canto, entre os dias 04 e 05 de novembro, ministrado pelo tenor Flávio Leite; e pelo barítono Lício Bruno, do Rio de Janeiro. As vagas para o curso já foram preenchidas, por meio de seleção curricular.

Já as inscrições para o ciclo de palestras continuam abertas. As vagas são limitadas e devem ser feitas por meio do e-mail contato@institutoquorum.org.br. As palestras com o tema “História Universal e Crítica da Ópera”, acontecem no Centro de Artes (Cemuni IV) da Ufes.

Na quinta-feira (04), das 09 às 12 horas, o maestro Sérgio Dias, titular da Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Pernambuco, falará sobre “Ópera nos Séculos XVII, XVIII e XIX”. Á tarde, entre 14 e 17 horas, o compositor Harry Crowl, autor da obra “Sarapalha”, irá debater a “Ópera no Século XX e Século XXI”.

Na sexta-feira (05), o subsecretário de Estado de Cultura, Erlon Paschoal, que é teatrólogo, falará sobre “Ópera enquanto gênero teatral”, entre 14 e 16 horas. As palestras serão mediadas pelo professor da Ufes, José Eduardo Costa e Silva.

Serviço:

Projeto “Ópera em Três Tempos”

Apresentação das óperas:
- Combattimento di Tancredi e Clorinda, de Claudio Monteverdi
- Il Maestro di Musica, de Giovanni Battista Pergolesi
- Sarapalha, de Harry Crowl
Período: de quarta-feira (03) a sábado (06) – 20 horas
                Domingo (07) – 10 horas
Local – Theatro Carlos Gomes
Entrada franca (ingressos serão distribuídos a cada dia de espetáculo, sempre uma hora antes do início do concerto)

Ciclo Acadêmico "História Universal e Crítica da Ópera"

Local: Cemuni IV - Ufes