11/03/2022 11h36 - Atualizado em 11/03/2022 12h52

Obras da Ciclovia da Vida avançam e começam a ser executadas sobre o mar

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, acompanhou, na manhã desta sexta-feira (11), a execução dos trabalhos de ampliação da Terceira Ponte e construção da Ciclovia da Vida, no canteiro de obras localizado em Vitória. Com ritmo acelerado, a montagem da Ciclovia da Vida alcançou o trecho do mar, no sentido Vitória x Vila Velha, o que corresponde a estrutura de “caixão perdido de concreto” da ponte

No momento, as obras contam com quatro frentes de trabalho – duas no sentido Vitória x Vila Velha e duas no sentido contrário. No total, a Ciclovia da vida já possui 2,5 km de extensão fixadas à ponte. Também já foram iniciados os trabalhos de ampliação da ponte, no trecho Vila Velha x Vitória.

“Essa obra será um marco de engenharia no Brasil. Já estamos quase na metade da ciclovia. Os trabalhos estão se desenvolvendo muito bem. A obra segue com boa velocidade e vamos entregá-la dentro do prazo, em março de 2023. É uma oportunidade para quem quer pedalar e também contemplar essa que é uma das paisagens mais bonitas do mundo. Além de ajudar na mobilidade urbana, essa estrutura também visa a proteger as pessoas que passam por dificuldades e acabam infelizmente usando a ponte para tirar a própria vida”, afirmou o governador Casagrande.

O anteprojeto da Ciclovia da Vida foi apresentado em 2019 pelo Governo do Estado, como uma das obras prioritárias na área da mobilidade. Os trabalhos estão sendo executados pelo Consórcio Ferreira Guedes Metalvix, pelo valor de R$ 127 milhões, com prazo de três anos, sendo que os primeiros seis meses foram dedicados aos projetos.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, também acompanhou a visita técnica.  “As obras estão avançando num bom ritmo e chegamos agora a mais uma fase que é o trabalho sobre o mar. Isso é fruto de um forte trabalho de planejamento, tanto do Estado quanto das empresas envolvidas neste projeto, que têm um corpo técnico muito qualificado e preparado para lidar com um desafio como este”, destacou.

Obras

A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vinha sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.

A estrutura que será anexada à ponte nos dois sentidos, como forma de impedir o suicídio, contará com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura.

Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.

Ampliação da capacidade

Além da ciclovia, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Assim, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno 40%. Hoje, a ponte tem quatro pistas, sendo duas para cada sentido.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes vão ficar mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.

Números

Extensão total da Terceira Ponte: 3.339 metros

Largura atual do Tabuleiro da Terceira Ponte: 18,3 metros

Largura do Tabuleiro da Terceira Ponte após as intervenções: 19,5 metros

Largura do Tabuleiro da Terceira Ponte + Ciclovia da Vida: 25,5 metros

Quantidade de faixas de rolamento atualmente: 4

Quantidade de faixas de rolamento após as intervenções: 6

Número aproximado de funcionários no pico da obra: 240

Quantidade de aço da Estrutura Metálica: 3.000 toneladas

Valor do Investimento: R$ 127 milhões

Prazo de Execução: maio de 2023


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