22/04/2024 11h22

Obra de implantação do Sistema Viário Norte Sul é inaugurada na Serra

Foto: Hélio Filho/Secom

As obras de macrodrenagem, reabilitação de vias e implantação do Sistema Viário Norte, no bairro Jardim Limoeiro, na Serra, foram inauguradas nesse sábado (20). O investimento foi executado pela Prefeitura Municipal, com recursos próprios e do Governo do Estado – foram repassados R$ 30 milhões por meio do Fundo Cidades. A solenidade teve a participação do governador Renato Casagrande, do prefeito Sérgio Vidigal e outras autoridades.

A extensão da obra, que proporciona melhoria à mobilidade urbana e reduz riscos de alagamentos e enchentes na região, é de aproximadamente 19,5 quilômetros, contemplando 34 ruas e sete avenidas. O binário transformou a Avenida Norte Sul em mão-única no sentido Laranjeiras. Já no sentido inverso, em direção à Vitória, os veículos passam pela Avenida Lourival Nunes, no bairro Jardim Limoeiro.

A Avenida Norte Sul ganhou três faixas para veículos. Também a Avenida Lourival Nunes ganhou o mesmo número de faixas para os veículos transitarem. O investimento contempla instalação de calçada cidadã nas vias, que receberam pavimentação com 23.854,97 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), além de sinalização.

Para a drenagem pluvial, foram construídos 208 bueiros, implantação de aproximadamente 5.805,00 metros de tubos Polietileno de Alta Densidade (PEAD) com paredes estruturadas, 997,00 metros de Bueiro Simples Celular de Concreto (BSCC), 5.319,50 m² de manta geotêxtil com resistência à tração, 87 unidades de poços de visita com tampão, 36 unidades de caixa de passagem, e 208 unidades de caixa-ralo com grelha de concreto em blocos pré-moldados.

“Essa é mais uma obra importante para o Estado, reforçando a mobilidade da Região Metropolitana. O Sistema Viário Norte altera o fluxo dos veículos, ampliando a velocidade média, em especial, dos ônibus de transporte público. São quatro pistas em direção à Serra, mais três pistas em direção à Vitória, além da reurbanização da via. Somente aqui na já inauguramos o Complexo Viário de Carapina e estamos fazendo o Contorno de Jacaraípe”, afirmou o governador.

A secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, gestora do Fundo Cidades, avalia que o investimento melhora de forma significativa a drenagem urbana, reduzindo riscos de enchentes e alagamentos na região, além de beneficiar a população da Serra com otimização de fluxo de veículos, reduzindo os congestionamentos no trânsito.

“É um ganho da população em qualidade de vida, bem como na valorização da área beneficiada com as obras. Estamos investindo em todas as regiões do Espírito Santo, sob a liderança do governador, trabalhando em parceria com as prefeituras municipais. São investimentos que fazem nosso Estado se desenvolver de forma integrada”, afirmou a secretária.

Rua e avenidas contempladas

Em Jardim Limoeiro, foram beneficiadas com drenagem e pavimentação asfáltica as avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes, Desembargador Mário da Silva Nunes, Dos Metalúrgicos, Governador Mário Covas, Guarapari, Lourival Nunes e Norte Sul. Já as ruas foram as seguintes: Acácio Godim, Antônio Caron, Casemiro de Abreu, Castelo (Segmento 1), Castelo (Segmento 2), Cláudio Coutinho, Daniel Melo Batista, Espírito Santo, Euclides da Cunha, Florianópolis, Goiás, Graça Aranha, Guimarães Júnior, Humberto de Campos, José Batista Sobrinho - segmento 1, José Batista Sobrinho - segmento 2, José de Alencar, José Siqueira, Londrina, Luiz de Pina, Manuel de Oliveira, Manuel Bandeira, Nossa Senhora do Carmo, Nelcy Lopes Vieira, Paraná, Pedro Zangrande, São José, São Pedro, Severino Zanol e Travessa São José, Ramo 1 (ES-010); Ramo 2 (ES-010); Ramo 3 (ES-010) e Ramo 4 (ES-010).

Sentido de trânsito nas vias

Rua Nelcy Lopes: Sentido Vitória

Rua Castelo Segmento 2 (quadra entre a rua Humberto de Campos e a Avenida Lourival Nunes/atrás do Campo Society Golaço): Sentido Vitória

Rua São Pedro: Sentido Vitória