28/08/2025 17h58

Novo local: Sessão pública para definir fornecedor de serviços do Programa ES Inteligente de Alegre será na Câmara Municipal

O prazo do edital da Parceria Público-Privada (PPP) do Programa ES Inteligente em Alegre, coordenado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e pelo Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC), termina na segunda-feira (1º). A concessão, com duração de 25 anos, prevê investimentos em iluminação pública, miniusinas solares e infraestrutura de telecomunicações. A sessão pública de abertura dos envelopes será no dia seguinte, terça-feira (02), às 9h, na Câmara Municipal da cidade.

O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, afirma que a parceria é muito valiosa para o município e oferece vantagens econômicas, inclusão digital, sustentabilidade com geração de créditos de carbono, segurança e gestão de eficiência. “O lançamento do edital reafirma o nosso compromisso com os capixabas. Estamos orgulhosos de fazer parte de um movimento que alia tecnologia, responsabilidade ambiental e desenvolvimento econômico. Alegre se coloca, a partir de hoje, entre os municípios capixabas que lideram a transformação inteligente do nosso Estado”, destaca.
Relembre o que está previsto
O projeto prevê mudanças vantajosas para o bem-estar social da região. Os resultados obtidos nos estudos apontam que Alegre terá uma economia na iluminação pública em aproximadamente 86%, além da redução de custos aos cofres públicos em cerca de 10,5%, quando os sistemas já estiverem em pleno funcionamento.

Além disso, haverá a troca de mais de três mil lâmpadas, a implantação de uma infraestrutura para uma rede de telecomunicações de 24 quilômetros de fibra óptica, 56 pontos de videomonitoramento com 85 câmeras distribuídas e 15 pontos de internet gratuita, com uma rede de informações e comunicações interligadas que atenderão às demandas de 62 prédios públicos.

A empresa selecionada na concessão ficará responsável, também, pela construção e a manutenção de uma microusina fotovoltaica de sete mil metros quadrados, com produção anual de 829,72 mil KW, que, além de implicar na redução aproximada de 27 toneladas de gás carbônico por ano na atmosfera, permitirá a distribuição energética para os prédios públicos da cidade, reduzindo os gastos com energia elétrica e realocando recursos para outras áreas.

O Programa ES Inteligente
O Programa ES Inteligente é uma iniciativa do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), tem como objetivo impulsionar a modernização dos municípios capixabas por meio de projetos estruturados de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

O Bandes, como agente de governança, promove a articulação entre entes públicos e instituições reguladoras, enquanto o IPGC é responsável pela elaboração dos estudos técnicos que sustentam o projeto. Com foco em soluções integradas nas áreas de infraestrutura, energia, conectividade e gestão de resíduos, o programa já conta com a adesão de mais de 30% dos municípios do Espírito Santo e se consolida como modelo de referência em inovação, sustentabilidade e gestão pública eficiente no cenário nacional.

Saiba mais: www.bandes.com.br/municipios

Serviço
Sessão pública ES Inteligente - Alegre
Data: 02/09/2025 (terça-feira)
Horário: 09h
Local: Câmara Municipal de Alegre – Av. Jerônimo Monteiro, 38 - Conceição, Alegre - ES

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428
comunica@bandes.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard