14/06/2022 17h14

Novas possibilidades de investimento com Fundo de Aval Municipal

Como grande parceiro dos municípios capixabas, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) ampliou, com o Governo do Estado, o pacote de produtos para prestar ainda mais suporte aos municípios. O Fundo de Aval Municipal chega para agregar ao pacote já composto pelos programas Procidades e ES Inteligente diversas opções para acelerar o desenvolvimento e apoiar a Administração Pública. Possibilitando o desenvolvimento regional equilibrado, os produtos trazem possibilidades de investimento em infraestrutura e modernização.

Diferentemente dos dois programas já existentes, o Fundo foi pensado e criado para que cada município disponha de mecanismos de garantia para operações financeiras movimentadas por empresários da região, prestando um suporte personalizado e contextualizado à realidade de cada município.

O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, destacou que os serviços foram estruturados para acelerar o investimento em infraestrutura e no ambiente de negócios de Anchieta, além de aumentar a arrecadação municipal, aliada à prestação de serviços à população.

“Nossa proposta é facilitar aos empresários de Anchieta a obtenção de recursos das linhas do Bandes, já que a apresentação de garantia é um importante gargalo para as MPEs. A iniciativa pioneira da Prefeitura de Anchieta vai proporcionar o investimento no ambiente de negócios local, gerando maior competitividade para as empresas, melhora na qualidade de vida da população e fomento do desenvolvimento regional”, frisou Kneip.

Entenda do que se trata o Fundo

O gerente de Fundos e Programas do Bandes, Patrick Gomes Silva, explicou que, para um financiamento ser efetuado, entre outras necessidades, a garantia é importante para a obtenção do crédito. O Fundo de Aval foi criado justamente para suprir essa obrigação que muitas vezes é o maior gargalo na aprovação da operação.

Nesse sentido, com a função de garantir a operação do crédito, o avalista é o agente que se compromete com o pagamento do financiamento solicitado por uma outra pessoa, honrando financeiramente a dívida caso não seja quitada. Ou seja, o avalista é um terceiro, alguém de confiança do solicitante do crédito.

Na maioria dos casos de microempreendedores e pequenos empresários, há uma dificuldade em propor essa garantia para cumprir o compromisso. Nesse cenário é que entra o Fundo de Aval para municípios, podendo afiançar de 10% a 80% do valor total.

O Fundo, gerido exclusivamente pelo Bandes, pode abranger operações financeiras de diversas faixas de valores, acima de R$ 31,5 mil até R$ 999 mil, atendidos pelos gerentes de Negócios do Bandes.

“A partir da criação do Fundo, é possível atender os microempreendedores individuais, as microempresas e as empresas de pequeno porte, além de autônomos e cooperativas de agricultura familiar, que, anteriormente, tinham dificuldades no acesso ao crédito, principalmente devido à falta de garantia. Entendemos que esses atores são fundamentais no crescimento da economia e precisam do acesso ao crédito para alavancarem os seus negócios. A importância do Fundo de Aval é possibilitar o crescimento dentro dessa faixa de empreendedores, facilitando e desburocratizando a obtenção do crédito”, pontuou Silva.

Para ter acesso à garantia, o empreendedor precisa recorrer ao Espaço do Empreendedor de seu município. Lá, o agente de Desenvolvimento municipal vai enquadrar a situação da empresa e então direcionar para o crédito e parceiro adequados.

Operação exclusiva em Anchieta

Por meio da recente integração de R$ 2 milhões ao Fundo de Aval Municipal injetados pela Prefeitura de Anchieta, o município acaba de se tornar cotista do Fundo, que já está em operação na região. Isso significa que, a partir de agora, os empresários anchietenses interessados no subsídio abarcado pelo Fundo podem ser atendidos no Espaço do Empreendedor, o local de atendimento exclusivo a MPEs e MEIs, e então dialogar com o agente de Desenvolvimento da região, que fará a análise e dará o melhor encaminhamento.

Serviço:
Espaço do Empreendedor, localizado no Centro Administrativo II.
ES-060, 19 - Centro, Anchieta - ES, 29230-000

Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br/municipios
faleconosco@bandes.com.br