22/09/2017 10h53 - Atualizado em 22/09/2017 12h10

Nova plataforma do Terminal Itacibá é inaugurada

Foto: Assessoria Ceturb

A nova plataforma do Terminal Itacibá foi entregue aos usuários do Sistema Transcol, nesta sexta-feira (22). A inauguração contou com uma apresentação do Quinteto Capixaba de Metais, da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. A nova estrutura conta com mais 18 baias. O terminal passa a ter 34, ao todo. A modernização do terminal vai beneficiar diretamente usuários de 34 bairros, que terão mais conforto e melhores condições de circulação.  As manobras de embarque e desembarque também serão facilitadas.

Por ser um dos mais antigos terminais de integração da Grande Vitória, o local já estava com a capacidade no limite. A modernização do Terminal Itacibá vai permitir ganhos à população e a quem trabalha diariamente no local. Os motoristas e cobradores ganharam uma sala de descanso. A edificação onde se localiza a Administração será reformada.

Em todo o Terminal, está prevista a substituição de praticamente todos os sistemas de infraestrutura e complementares, como: redes de água e esgoto; drenagem e energia elétrica, iluminação, inclusive de emergência; sistema de proteção contra descarga atmosféricas e rede de combate e prevenção contra incêndios. Toda a instalação elétrica e de telefonia será substituída.

Na plataforma nova foram construídos sanitários com fraldário, lanchonete e um novo sistema de comunicação visual será instalado, bem como novos bancos e lixeiras.

O vice-governador, César Colnago, que inaugurou a plataforma, ressaltou a importância do transporte coletivo, que movimenta os demais negócios e a preocupação do governo em melhorar a qualidade do serviço executado. "Gestão é isso: equipe, planejamento e prioridade".

O secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli,  afirmou que a entrega da nova plataforma traz mais conforto para o usuário e que os investimentos feitos nessa área são fundamentais. "O transporte coletivo é muito importante para a economia e obras como esta são importantes para toda a população".

A execução da obra é gerenciada pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).

Estiveram presentes na solenidade de inauguração secretários de Estado, diversas autoridades do município de Cariacica, vereadores e deputados.

 

Os bairros atendidos

 

Os 34 bairros atendidos pelas 28 linhas que passam pelo Terminal Itacibá são: Nova Brasília, Itanguá, Rio Branco, Oriente, Itacibá, Bairro Expedito, Novo Brasil, Santana, Tabajara, Vila Merlo, Porto Belo, Flexal I, Flexal II, Nova Canaã, Porto Santana, Santa Rosa, Nova Valverde, Prolar, Bairro Aparecida, Bairro Planeta, Vila Prudêncio, Vila Graúna, Bairro Retiro, Porto Novo, Porto de Cariacica, Cariacica Sede, Areinha, Tucum, Antônio Ferreira Borges, Roda D’Água, Alice Coutinho, Piapitangui, Araçatiba e Valverde.

 

O projeto

 

Construção

Existente:  2.936,73 m²

A construir: 4.701,58 m²

Total:         7.638,31 m²

 

Baias de embarque/desembarque:

Plataforma nova:

Foram construídas 12 baias a 45 graus + 6 baias paralelas, totalizando 18 novas baias.

Plataforma existente (que será reformada):

Possui 11 baias a 45 graus + 5 baias paralelas (que são movimentadas e podem ser alteradas), totalizando 16 baias. Com a reforma, serão construídas mais 2 baias a 45 graus.

Total de plataforma ao final de toda a obra: 36 baias (20 novas)

Valor da obra: R$ 10.979.378,44 – recursos da Setop

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Ceturb-GV

Mônica Luz

3232-4510 / 9 9849-6178

monica.luz@ceturb.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicaçã do Iopes

Priscilla Coelho

3636-2005 / 9 9972-5862

priscilla.nascimento@iopes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard