28/09/2020 12h56 - Atualizado em 28/09/2020 12h57

No CEET Vasco Coutinho novas ferramentas, plataformas e recursos didáticos incentivam acesso ao conhecimento durante pandemia e home office

Em home office desde a segunda quinzena de março, professores, coordenadores de curso, pedagogos e direção do CEET Vasco Coutinho saíram em busca das novidades do mundo digital e on-line para atualizar os recursos didáticos e levar conhecimento de qualidade aos alunos que, por conta da pandemia da Covid-19, não podiam frequentar as aulas presencialmente. 

Em busca de ferramentas e recursos didáticos, os professores mergulharam em um mundo tecnológicos, onde até então todos os cursos oferecidos pelo CEET Vasco Coutinho eram presenciais. Todos estavam acostumados a dar aulas com as ferramentas oferecidas pela Escola, o Portal, os programas de software e os equipamentos para as aulas de costura, fotografia, vídeos, designe gráfico, jogos, redes de computadores, informática e culinária.   

Se no início os professores e alunos só dispunham de ferramentas e Apps como Whatsapp, Zoom e o Portal da Escola, o trabalho em home office levou todos a um mundo novo recheado de aplicativos e ferramentas que facilitaram em muito a continuidade do aprendizado a distância. Apps como Google Hangouts, Google Meet e Microsoft Teams foram ofertados gratuitamente para aulas on-line e passaram a fazer parte do dia a dia de professores e alunos.

No CEET todos os cursos em algum momento utilizaram essas ferramentas, não só para os encontros on-line com os alunos, mas em reuniões e também na realização de palestras/lives com especialistas do Espírito Santo e de outros estados do País. Além destes Apps educacionais, os professores também descobriram que poderiam tirar proveito de outros, como o Instagram, You Tube e até do Facebook.

Só os cursos Técnico em Administração e Comércio Exterior, do Eixo Gestão e Negócios, realizaram 20 palestras/lives entre agosto e setembro. Todas muito bem recebida pela comunidade escolar do CEET Vasco Coutinho, já que além dos alunos do Eixo, os alunos de outros cursos do CEET também foram convidados a participar. 

O aluno de ADM, José Luiz Brum, do módulo III Vespertino, foi um dos que participou de várias lives promovidas pelo Eixo. José Brum elogiou a iniciativa e os convidados das lives.

Palestrantes e temas: 

  • Guilherme Cabral – “Startups - Empreendedorismo e Inovação nos Negócios”;
  • Leonardo Mello – “Consciência, responsabilidade pessoal e transformação!”;
  • Jonathan Berud – “Marketing e Gestão”;
  • Rosana Fagundes – “Liderança 4.0”;
  • Wiliam Peterson – “O Papel da Administração na Segurança do Trabalho”;
  • Marina Monteiro Garcia – “O Empreendedor e as Redes Sociais”;
  • Cristina Altisent – “Relações de trabalho pós-pandemia”;
  • Raquel Ferrari – “Administração do Tempo”;
  • Fabrine Schwanz – “As oportunidades do mercado do ES pós-pandemia”;
  • Jean Barcelos e Amanda Stein – “5 passos para obter qualidade de vida”;
  • Francisco Assis de Almeida Jr – “Logística e o mercado de trabalho no ES”;
  • João Maria Lucena Araujo e Djalma de Souza Junior – “A importância da aquisição de um novo idioma no atual cenário no mercado de trabalho”;
  • Erika Cavalcanti – “Expatriação e Trabalho”;
  • Sidney Pereira – “A importância do trabalho voluntário no currículo”;
  • Djalma de Souza Junior – “Saiba o que um novo idioma pode fazer por você”;
  • Angelo Custodio – “O empreendedorismo e o cenário econômico”;
  • Cláudio César Guimarães – "Finanças Pessoais em Tempos de Pandemia”;
  • Lourival Antonio Cristo Foletti – “A importância das Habilidades Sociais e Emocionais”;
  • Crisley Dallaqua – “Inteligência Artificial: A nova fronteira da ciência brasileira”;
  • Denilton Cunha – “Perfil comportamental e carreira”.

Link para acessar algumas das Lives de ADM e COMES:

O Curso Técnico em RTV também não ficou atrás, promovendo mais de 15 lives no Instagram. Um sucesso de público e crítica. Nas lives e encontros on-line, o objetivo dos professores era apresentar ao aluno o mercado de trabalho e promover a interação com profissionais da área de RTV. Entre os destaques foi o bate papo do professor Gilliard Zuque, mestre em Comunicação, com Junior Gargalaca, diretor do Programa Legal do SBT. E a conversa descontraída do professor Haroldo Vidal com a ex-chacrete Rita Cadilac.

Para a aluna de RTV, Veronica Campanussio, foi uma entrevista perfeita, segundo ela, por conta da interação do professor Haroldo Vidal com a entrevistada. “A conhece bem, fala com brilho nos olhos, sabe do que está falando. E o que dizer dela, não é? Fada acessível!”, elogiou a estudante.

Para o aluno Iury Gouveia, foi um momento muito bacana e muito importante. Durante a live, também foi apresentada a hadtag #artistasbrasileiras.

Nas imagens acima estão algumas das ações realizadas nos meses de maio, julho e agosto, com profissionais do mercado local e nacional, focando na função de diretor e na realidade do RTV, diante da pandemia e das expectativas para o pós-pandemia. 

O curso Técnico em Multimídia também marcou presença no Instagram da Escola - @ceetvasco, com lives dirigidas não só aos alunos, mas a toda a comunidade do CEET. A “Carreira de Freelancer” foi a primeira. Coordenada pela professora Juliana Colli, o evento teve como convidada a ex-aluna do CEET Sara Fernandes. Designer de marcas, ela atua no mercado como freelancer há quase 8 anos, com empresas nacionais e internacionais. Atualmente, a profissional tem dedicado esforços ao seu Studio de Design naTRIBO.

Na sequência, o tema abordado foi “Como criar um bom Portifólio”. O professor Gustavo Tostes Belo bateu um papo cabeça com o jornalista e Product Manager Fernando Mendes, que é especialista nas áreas de Comunicação, Marketing Digital e Conteúdo. Ele trabalha na agência Santa Clara, em São Paulo.

Finalizando, a publicitária Thalia Mathias apresentou para os alunos do Curso Técnico em Multimídia e a comunidade escolar do CEET as estratégias e manhas do “Marketing Digital no Instagram”. Ela foca seu trabalho no resultado para pequenas empresas e desenvolve Estratégias de Marketing, Conteúdo para Redes Sociais, Performance (Facebook Ads) e Identidade Visual. A conversa foi conduzida pela professora Waleska Merçon.

Em Gastronomia, valeu os se vira nos trinta. Além dos conteúdos teóricos passados por meio do Portal e do grupo de WhatsApp das disciplinas, os professores produziram várias cursos/oficinas de curta duração com receitas de pratos doces e salgados. A ferramenta dos professores foram os celulares e o cenário as cozinhas de suas casas. Eles gravavam o passo a passo das receitas e depois disponibilizavam os links no Youtube. 

Conteúdos extras de Gastronomia - Cursos/Oficinas 

  • Pães de fermentação natural – Adilson Frinhani
  • Técnicas de congelamento - Euzinéia Campagnaro
  • Macarons – Luana Evelyn
  • Slice cake (bolo de fatias) – Vivian Pavan
  • Empratamento – Laís Pagung
  • Salgados saudáveis para lanche – Euzinéia Campagnaro
  • Drinks básicos – Euzinéia Campagnaro
  • Doces finos para festa – Vivian Pavan
  • Tipos de chocolate, temperagem, bombons e trufas – Luana Evelyn

Links dos Cursos/Oficinas de Gastronomia com produções de dar água na boca:

O Curso Técnico em Estética, o novo xodó do CEET Vasco Coutinho, também mobilizou os alunos em todas as ferramentas disponíveis e com as palestras/lives no Instagran da Escola – @ceetvasco. Entre os assuntos abordados estiveram Marketing e Gestão, Imagem Pessoal, Redes Sociais, Relações de Trabalho, Oportunidades do Mercado ES, entre outras. Sem contas os temas específicos da área de estética, como Ozonioterapia, Peeling para o Verão e Terapias de Spas. 

O Curso Técnico em Produção de Moda trabalhou com temas atuais, recorrentes no mercado de moda, e importantes na formação profissional dos seus alunos. As palestras/lives no Instagram do CEET – @ceetvasco abordaram temas, como “Tendências e desafios do mercado de moda pós-pandemia”, com o empresário Jose Carlos Bergamin, da Moda Konyc, convidado da professora Petruska Toniato; “Fotografia e Produções Fotográficas”, com o fotógrafo Jove Fagundes, que foi entrevistado pelas professoras Ingrid Prati e Priscila Karen; “Beleza e consumo de Skincare no distanciamento social”, com a maquiadora e especialista em peles Aline Bretas, que compartilhou seu conhecimento com a professora Juliana Fernandes, e “A importância da imagem na construção da sua Marca Pessoal”, com a consultora de imagem Roberta Bourguignon e a convidada da professora Petruska Toniato.

Texto: Waleska Merçon dos Santos

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / (27) 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard