12/07/2021 16h46

Nesta semana: veja programação do Webinário sobre Manuais Operativos (MOps)

Nas manhãs destas quarta-feira (14) e quinta-feira (15), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) vai realizar o quarto encontro do Ciclo “Gestão da Água em Ação”, programa de workshops e capacitações virtuais sobre a temática, que acontece no canal da Agerh no Youtube desde o mês de abril.

Com o tema “Manuais Operativos (MOps) – caminhos para tirar os Planos de Recursos Hídricos do papel”, o evento ao vivo colocará, de forma remota, especialistas locais e nacionais para debater a metodologia moderna dos MOps, visando à implementação de metas prioritárias propostas pelos Planos de Ações para fortalecimento institucional e revitalização de recursos hídricos nos estados e bacias hidrográficas.

Dois anos após a Agerh começar a adotar os Manuais Operativos, seis bacias hidrográficas capixabas já têm os instrumentos consolidados: Itaúnas, São Mateus, Rio Novo, Itapemirim e Itabapoana, além da Região Hidrográfica Litoral Centro-Norte. Benevente, Jucu e Santa Maria da Vitória terão seus MOps finalizados em julho. O Espírito Santo também conta com um MOp específico para a implementação do Plano Estadual de Recursos Hídricos (Perh). Veja o MOp do Perh/ES.

O MOp é um instrumento que orienta o Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH), os órgãos gestores e os demais atores relevantes na execução das metas prioritárias dos Planos de Ações das bacias ou regiões analisadas. Como um manual de instruções, o MOp proporciona facilidade no entendimento das ações, organização e acompanhamento das atividades, além da atuação de modo integrado e eficiente, promovendo a concretização das metas e programas.

O Ciclo de Workshops “Gestão da Água em Ação” vai discutir a metodologia para a elaboração e o funcionamento da ferramenta, mostrar como o MOp já está sendo utilizado em alguns Comitês de Bacias Hidrográficas do Espírito Santo, além de debater a importância da implementação dos Planos de Recursos Hídricos. 

Especialistas e consultores da área, os engenheiros Antonio Eduardo Lanna e Paulo Paim, serão os convidados de fora do Estado que vão palestrar sobre os desafios, caminhos e os próximos passos para tirar os Planos do papel.

O “Gestão da Água em Ação” é voltado para colaboradores e técnicos da área ambiental e estratégica do Governo do Estado e das prefeituras municipais, os membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) e dos Conselhos Ambientais e de Recursos Hídricos, além de profissionais, estudantes, acadêmicos, pesquisadores e demais interessados pelos temas. 

A gerente de Planejamento e Pesquisa da Agerh e coordenadora dos eventos virtuais, Monica Amorim, destaca a importância de participar do evento. “É fundamental que todos os atores responsáveis conheçam os MOps e se apropriem das ações e atividades a serem realizadas. A sociedade em geral também deve conhecer a estratégia, a fim de fiscalizar e cobrar a implementação das ações do Plano", ressalta a gerente.

Programação do Workshop sobre Manuais Operativos 

Quarta-feira – 14 de julho

9h – Abertura 

9h10 – A importância e a necessidade de implementar os Planos de Recursos Hídricos – Monica Amorim 

9h50 - Manuais Operativos (MOps): conhecendo a ferramenta – Ranielle Fraga 

10h30 - Processo de elaboração dos Manuais Operativos no Espírito Santo – Felipe Andrade 

11h10 – MOps dos Planos de Recursos Hídricos Capixabas – Monica Amorim e Felipe Andrade 

 

Quinta-feira – 15 de julho

9h – Abertura

9h10 – O MOp do Plano Estadual de Recursos Hídricos (Perh/ES) – Ranielle Fraga e Felipe Andrade 

9h50  Case 1: O MOp do Plano de Recursos Hídricos dos Afluentes Capixabas do Rio São Mateus – Guilherme Coswosk 

10h30 – Case 2: O MOp do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim – Representante do CBH Itapemirim

11h10 – Comitê de Bacia, Plano de Recursos Hídricos, MOp: Próximos passos – Paulo Paim e Eduardo Lanna.

Aberto ao público, o evento será transmitido pelo canal da Agerh no Youtube e, portanto, não será necessário fazer inscrição. Quem assistir aos eventos, terá a oportunidade de participar ao vivo das atividades, além de interagir com os palestrantes pelo chat, fazendo perguntas e deixando comentários. Haverá emissão de certificado.

Serviço:

[Ciclo de Workshops “Gestão da Água em Ação”]

Tema 4: Manuais Operativos (MOps) – caminhos para tirar os Planos de Recursos Hídricos do papel

Quando: 14 e 15 de julho (quarta-feira e quinta-feira)

Horário:  9h às 12h30

Onde: Canal da Agerh no YouTube

Endereço: youtube.com/agerhes

Quer ficar por dentro das novidades do Ciclo de Workshops “Gestão da Água em Ação”? Entre no nosso canal no Telegram: https://t.me/CiclodeWorkshops  

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Francine Leite
(27) 3347-6207 e 99935-0085
asscom@agerh.es.gov.br
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard