17/04/2019 15h05 - Atualizado em 18/05/2023 13h09

Museu do Colono completa 50 anos de história

Um dos ícones do turismo cultural do Espírito Santo, o Museu do Colono, localizado no município de Santa Leopoldina, completa nesta quarta-feira (17), 50 anos. Para comemorar a data, haverá uma série de eventos que acontecem junto com a festa de 132 anos de emancipação política do município. 

Funcionando em uma residência com mais de 180 anos, que pertenceu a um dos fundadores da cidade, o Museu do Colono faz parte do sítio histórico da cidade. Um conjunto arquitetônico com construções do final do século XIX e do início do século XX, em estilo colonial luso-brasileiro, com detalhes da arquitetura anglo-saxônica. Ao todo, são 38 imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico Estadual.

Na programação cultural, o destaque para a apresentação que ocorre às 19h, do Quarteto Camburi, grupo de cordas da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. 

Para a coordenadora do Museu, Zoraide Simon, o evento é um passo inicial para deixar de ser um espaço de depósito de memórias e se tornar o lugar do encontro e do diálogo aberto com as comunidades descendentes de imigrantes. “A partir dessa aproximação, será possível modificar as relações entre a comunidade e o museu”, afirma.

 A história

A residência foi construída em 1877 para abrigar a família austríaca Holzmeister, uma das primeiras a povoar Santa Leopoldina. Em 1969 o prédio foi adquirido pelo governo do Estado e tombado como patrimônio estadual, passando logo depois por duas grandes restaurações: a primeira no ano de 1994 e outra em 2006. 

A primeira restauração resultou na abertura da Galeria Alice Holzmeister, no andar térreo, um espaço para abrigar exposições e outras atividades abertas à participação da comunidade. Na segunda restauração houve o processo de dedetização e troca de madeiras irrecuperáveis, além de reforço na estrutura de sustentação do assoalho do segundo piso.

O Acervo 

Hoje o Museu abriga móveis com características europeias e artigos de decoração do século XIX, reproduzindo o ambiente residencial da família Holzmeister, com mobiliário, utensílios, objetos decorativos, obras de arte, livros, fotografias e documentos, reunidos em um acervo de mais de 600 peças. Durante o processo de restauração, os técnicos encontraram pinturas geométricas, arabescas e florais, que datam do final do século XIX, época que a Família Holzmeister ainda morava no local.

 Ações Educativas

Além das visitas guiadas, que acontecem de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h, o Museu realiza exposições temporárias na Galeria Alice Holzmeister e também ações educativas no espaço térreo, como aulas de musicalização, com o ‘Núcleo de Violões’, sob instrução da Faculdade de Música do Espírito Santo e o projeto Roda de Leitura, que incentiva crianças e adolescentes a viajar pelo universo da literatura.

 Projeto imigrantes

Outra importante ação é o ‘Projeto Imigrantes’, em parceria com o Arquivo Público do Espírito Santo, em que o visitante pode conhecer um pouco mais sobre a origem de sua família. A ação funciona de quarta-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, emitindo o “Registro da Entrada do Imigrante”, um documento que traz os dados catalogados - como o navio, porto de embarque, idade e profissão - dos imigrantes que colonizaram o Estado.

O evento é gratuito. Mais informações no telefone 3636.6100.

 

50 anos do Museu do Colono

Confira a programação:


 9h: Apresentação do Coral da Escola Alice Holzmeister, projeto Corais;
 9h30: Apresentação do Coral E.A.H. com a valsa de Santa Leopoldina;
 14h: Apresentação do Coral E.A.H. com a valsa de Santa Leopoldina;
 19h: Apresentação de Quarteto Camburi, da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo.

 Texto: Erika Piskac e Danilo Ferraz

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Setur
Simone Diniz / Manoela Zouain
Tel.: (27) 3636-8006
imprensa@turismo.es.gov.br
https://www.facebook.com/DescubraoEspiritoSanto
https://www.instagram.com/descubraoespiritosanto
http://descubraoespiritosanto.es.gov.br/pt

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac
(27) 3636-7111/99808-7701/99902-1627
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Facebook: secult.espiritosanto
Instagram: secult.es

Twitter: secultes

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard