29/05/2020 16h36

Mudas de palmeira juçara são doadas em comemoração ao Dia da Mata Atlântica

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participou de uma comemoração ao Dia da Mata Atlântica, celebrado nessa quarta-feira (27). Juntamente com a empresa Allonda Ambiental, o Instituto distribuiu 70 mudas de palmeira juçara.

As mudas foram produzidas na Fazenda Experimental Reginaldo Conde (Ferc), em Jucuruaba, Viana. “Fomos procurados para dar apoio ao evento que iria ocorrer na empresa em comemoração ao Dia da Mata Atlântica. Começamos a dar sugestões e ideias do que eles poderiam trabalhar para simbolizar esta data. Comentei a respeito da palmeira juçara, dos trabalhos que a gente faz no Incaper junto com os produtores no que se refere à exploração sustentável. Eles acharam interessante então a gente fez essa singela homenagem de distribuição das mudas da palmeira juçara para os funcionários”, contou Fabiana Ruas, bióloga do Incaper e coordenadora do projeto Biomas – Mata Atlântica.

As mudas distribuídas entre os funcionários da empresa serão utilizadas em ações de reflorestamento e conservação ambiental. Segundo a bióloga do Incaper, é fundamental que as pessoas entendam a importância da Mata Atlântica para o Espírito Santo. “A Mata Atlântica é a nossa casa. Todo o território do nosso Estado está dentro desse bioma. Por isso, é importante essa conscientização. As pessoas têm que saber quais os produtos que a Mata Atlântica pode nos oferecer sem que haja degradação, e que é possível explorar toda essa riqueza com sustentabilidade, ajudando a preservar”, acrescentou Fabiana Ruas.

Palmeira Juçara

A palmeira juçara é uma espécie nativa da Mata Atlântica. Segundo Fabiana Ruas, a palmeira já foi muito abundante no Estado do Espírito Santo. Porém, em função da exploração inadequada (principalmente para o consumo do palmito), a palmeira entrou na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Para contribuir na preservação da espécie e na exploração sustentável dos frutos da palmeira juçara, o Incaper desenvolve um trabalho junto aos produtores rurais. “Há um movimento dentro do Espírito Santo para produzir a polpa a partir dos frutos da juçara. É uma prática que evita o corte da planta, como ocorre quando se explora o palmito”, explicou a bióloga do Incaper.

Os frutos da palmeira juçara possuem uma polpa semelhante à polpa do açaí, que é nativo da Amazônia. “Muitos funcionários da empresa não conheciam a palmeira juçara. Conheciam a polpa do açaí, sabiam do consumo do açaí, mas não sabiam que a juçara, que é uma palmeira nativa da Mata Atlântica, fornece uma polpa semelhante e tão nutritiva quanto o açaí. É um produto rico, extremamente nutritivo, natural, sem adição nenhuma de corantes ou conservantes. Além disso, vem direto do produtor para o consumidor. O produtor já está se adequando e encontrando a melhor logística para entregar este produto diretamente na cidade”, disse Fabiana Ruas.

 

Dia Mundial do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo dia 05 de junho, o Incaper também participa de outras ações realizadas junto à empresa Allonda Ambiental. “Na Semana do Meio Ambiente estão programadas algumas ações e o plantio destas mudas. A ideia é realizar durante a semana alguma ações com foco ambiental. Será realizado um concurso de arte reciclada envolvendo a família dos funcionários, um painel contendo as ações sustentáveis que os funcionários realizam em casa e dois dias de Diálogo de Segurança, com os temas de coleta seletiva e consumo sustentável”, adiantou Fabiana Ruas.

A ação contou com a participação de Renata Rodrigues Pansini, que atuou no Incaper como bolsista em projetos relacionados a plantas medicinais, também conduzidos por Fabiana Ruas. “É muito gratificante saber que a gente contribuiu de uma forma tão positiva, a ponto de levar essas experiências e ideias para a empresa onde hoje ela é funcionária”, afirmou a bióloga do Incaper.

Símbolo dos 63 anos do Incaper

A palmeira juçara foi eleita árvore símbolo do aniversário de 63 anos do Incaper, celebrados em 16 de novembro de 2019. Nativa da Mata Atlântica, a espécie está ameaçada de extinção, mas o Incaper atua para resgatá-la. “Uma instrução normativa regulamenta um plano de manejo para o cultivo comercial e extração do fruto. O palmito nos remete à Torta Capixaba, mas hoje o produtor não precisa matar árvore para extrair seus produtos. Há todo um conceito de sustentabilidade envolvido, que casa bem com o foco de atuação do Incaper”,  explicou Fabiana Ruas.

Projeto Biomas

Lançado em 2010, o Projeto Biomas é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de mais de quatrocentos pesquisadores e professores de diferentes instituições. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais, respeitando as especificidades de cada bioma.

O Projeto Biomas conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae). Outros parceiros do projeto foram a Monsanto, John Deere e Vale. Desde 2015, o Biomas tem sido apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

 

Texto: Juliana Esteves e Thiago Borges

Informações à imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard