09/05/2017 14h13

Mucane: encontro discute o som como dispositivo social nesta quinta-feira (11)

Foto: Pedro Victor Branduo

Como pode a arte sonora, a cultura e o comportamento, na prática, serem objetos que se convergem? Para promover o debate sobre o incentivo à cultura por meio da música, o Museu Capixaba do Negro – Mucane recebe nesta quinta-feira (11), às 14 horas, mais um bate-papo do Cápsula, projeto de formação em arte contemporânea voltado para profissionais atuantes da área no Estado.

 

Desta vez, o duo formado pelos artistas Franz Manata e Saulo Laudares apresenta a palestra “O Som como Dispositivo Social”. Este conceito gira em torno da apropriação de exemplos sonoros e seus vários formatos (equipamentos, instalações, objetos sonoros, etc.) como meio de desenvolvimento de elementos agregadores na promoção de intercâmbio cultural. Na ocasião, o duo também mostrará ao público seus processos criativos com apresentação de seus trabalhos. A entrada é franca, mas é necessário confirmar presença pelo e-mail projetocapsula@gmail.com. As vagas são limitadas.

 

A Cápsula é um projeto contemplado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Edital 016/2016 - Edital 016 - Projetos Culturais Setoriais de Artes Visuais). Até Junho deste ano serão organizados oito cursos temáticos coordenados por especialistas de todo o país. Foram selecionados para os módulos participantes por meio de inscrições prévias para compor o núcleo da turma que irá frequentar todos os cursos, inteiramente grátis.

 

Sobre o duo

 

Franz Manata, artista, curador e professor, e Saulo Laudares, artista e DJ produtor, formam um duo que investiga diferentes mídias e áreas do pensamento utilizando o som como dispositivo social.

A parceria teve início em 1996 a partir da observação sobre o universo do comportamento e a cultura da música contemporânea por meio da criação de espaços de imersão, instalações, programas de residências, cursos e workshops que se desdobram em produtos (fotografias, vídeos, objetos sonoros etc).

 


Texto: Danilo Ferraz

 

Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

Twiter: @secult_ES

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard