24/09/2010 16h27 - Atualizado em 21/01/2019 16h14

Motociclistas assistem a palestra educativa no Batalhão de Trânsito nesta sexta (24)

Os motociclistas que forem flagrados em situação irregular durante as blitze do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) nesta sexta-feira(24), terão que assistir a uma palestra educativa para reaver a carteira de habilitação. A ação faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, realizada em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES). A palestra será aplicada na sede do BPTran, às 19 horas, e será ministrada pelo comandante da unidade, tenente coronel Marcos Tadeu Celante.

O oficial destaca a importância do motociclista comparecer ao Batalhão. “Estamos dispostos a reverter o quadro atual de acidentes. Por isso, a prevenção é primordial. Além das operações, que são importantes neste processo, o diálogo com os condutores e a exposição dos riscos aos quais eles se submetem diante da imprudência no trânsito também é nossa tarefa e esta é a proposta da palestra”.

Durante a Semana Nacional de Trânsito, que vai até este sábado (25), as ações voltadas aos motociclistas são educativas, mas, periodicamente, o Batalhão desenvolve a Operação Cavalo de Aço que fiscaliza as condições de tráfego das motocicletas e os equipamentos de segurança utilizados pelos condutores, aplicando as penalidades a quem apresenta situação irregular.

Campanha

Órgãos e secretarias do Governo do Estado se uniram para desenvolver medidas que visam  a reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas. Algumas ações estão sendo realizadas durante a Semana Nacional de Trânsito. Entre as medidas para prevenir acidentes envolvendo motociclistas está a produção de um vídeo documentário que será disponibilizado para todos os Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Espírito Santo para ser utilizado como complemento às aulas teóricas para obtenção da habilitação, em palestras e cursos de reciclagem.

Outra ação são as blitze educativas com foco nos motociclistas. A iniciativa é desenvolvida pela Policia Militar e pelo Detran|ES em quatro municípios com a maior frota de motos da Grande Vitória. As ações ocorrem desde segunda-feira (20) em Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica.

Durante as abordagens, os motociclistas que forem flagrados cometendo infrações de trânsito não vão receber multa, mas terão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida e receberão uma licença provisória para pilotar. Para conseguir reaver a CNH, o condutor deverá comparecer a um dos pontos de entrega, onde somente será devolvida sua habilitação depois que o motociclista assistir a uma palestra educativa e ao filme desenvolvido pelo Detran|ES com os demais parceiros.

Os condutores flagrados nas blitze na segunda (20) e terça-feira (21) tiveram de comparecer à sede do Detran|ES, em Vitória, para assistir à palestra. Já na quarta (22) e quinta-feira (23) a palestra foi ministrada  no Sest/Senat, em Cariacica; e os abordados na sexta-feira (24) deverão comparecer à sede do Batalhão de Trânsito, em Vitória.

Durante as blitze, os motociclistas abordados também estão recebendo material educativo informando sobre o Artigo 244, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê a suspensão da CNH apenas com o cometimento de uma infração. Andar sem o capacete, por exemplo, é uma infração que leva à suspensão direta da habilitação, mesmo que o condutor não tenha atingido 20 pontos.

Serviço:

Palestra Educativa Semana Nacional de Trânsito
Data: 24 de setembro
Local: Rua Bernardino Monteiro, nº 277
Parque Moscoso, Vitória (Sede do Batalhão de Polícia de Trânsito)

Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Espírito Santo
Geiza Ardiçon/ Sandra Dalton