Moderniza-ES: Sejus adquire 150 novos computadores para salas de videoaudiência das unidades prisionais
%20(1).png?v=638932085044053070)
A Secretaria da Justiça (Sejus) acaba de adquirir 150 novos computadores que serão utilizados nas salas de vídeoaudiências implantadas nas 37 unidades prisionais do Estado.
O investimento da aquisição destes equipamentos é da ordem de R$ 919.500,00 com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A ação faz parte Programa de Ampliação e Modernização do Sistema Prisional do Espírito Santo (Moderniza-ES), que ampliará e modernizará os serviços prestados pela Secretaria da Justiça (Sejus), por meio de projetos de ressocialização, tecnologia, infraestrutura e sustentabilidade ambiental.
Para a compra dos novos computadores do tipo desktop do sistema operacional, foram realizadas visitas técnicas e levantamentos in loco pela equipe do Moderniza-ES com as diretorias das unidades prisionais do Estado.
E a modernização e reestruturação das salas de videoaudiência faz parte da meta do programa Moderniza-ES. Esses equipamentos dos espaços também vão garantir mais segurança e economicidade do sistema prisional.
"Com essa aquisição, renovaremos todo o parque de computadores das salas de videoaudiência e, após as intervenções de infraestrutura previstas para os próximos seis meses, ampliaremos em 40% a capacidade do sistema penitenciário em realizar as videoaudiências determinadas pelo Poder Judiciário", informou o coordenador-geral da Unidade de Gestão de Projetos (UGP) do Moderniza-ES, Vinícius Teixeira.
O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, destaca a importância das ações do Moderniza-ES nas unidades prisionais do Estado. “É um aporte tecnológico importante, que representa um passo decisivo na melhoria da infraestrutura do sistema prisional do Estado. Ao renovar o parque de equipamentos e ampliar a capacidade de realizar vídeoaudiências, ganhamos em segurança, economicidade e agilidade e avançamos na modernização das nossas estruturas”, destacou.
Moderniza-ES
O Moderniza-ES, um programa inovador, é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e reúne um conjunto de investimentos da ordem de U$ 102.911.500,00 que ampliará e modernizará os serviços prestados pela Secretaria da Justiça (Sejus), por meio de projetos de ressocialização, tecnologia, infraestrutura e sustentabilidade ambiental.
No escopo do Programa fazem parte os seguintes 4 componentes: Fortalecimento dos programas de reinserção social; Modernização da gestão e da tecnologia; melhoria da infraestrutura penitenciária e administração do programa.
Entre as ações previstas, está a construção de Centros de Reintegração Social nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Linhares. Com as novas unidades, será possível reduzir a taxa de ocupação no sistema.
O programa inclui ainda a ampliação dos projetos de ressocialização voltados à população prisional, a adequação dos equipamentos de energia, água e saneamento; a construção de infraestrutura para serviços de alimentação e lavanderia; e sistema integrado de gestão de informações e solução de cibersegurança.
As ações integram o Programa Moderniza-ES, que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que reúne um conjunto de investimentos da ordem de US$102.911.500,00. Os recursos serão aplicados na ampliação e modernização dos serviços prestados pela Sejus, com foco em ressocialização, tecnologia, infraestrutura e sustentabilidade ambiental.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br
Assessoria de Comunicação do Moderniza-ES
Luisi Pessôa
Tel: (27) 99928-1755
luisi.almeida@sejus.es.gov.br