07/11/2019 17h25

Mais de 500 pessoas participam das aulas inaugurais do Projeto Capacitar para Legislar

O ciclo de aulas inaugurais do projeto Capacitar para Legislar foi concluído, nesta terça-feira (5), em Domingos Martins, com um saldo de mais de 500 participantes. Desses mais de 100 são vereadores. Os eventos foram realizados nos municípios que sediam as dez microrregiões capixabas.

As aulas inaugurais do programa foram conduzidas por docentes da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), que também é a responsável por montar aula trilha de aprendizagem específica para cada uma das microrregiões de acordo com as solicitações recebidas. Também fazem parte da iniciativa a Secretaria da Casa Civil, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo.

Segundo o secretário chefe da Casa Civil, Davi Diniz de Carvalho, o objetivo do programa é oferecer oportunidade de qualificação aos vereadores e servidores dos legislativos municipais sobre temas que afetam a execução das políticas públicas e também sobre o seu papel e responsabilidades na administração dos municípios.

“Parabenizo a Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves) por essa importante iniciativa, que já está trazendo benefícios aos vereadores que buscam legislar com responsabilidade e de forma produtiva, além de contribuir para melhorar a qualidade da política. Destaco a importância de cada parceiro do Executivo e do Legislativo que se colocou à disposição para fomentar o Capacitar para Legislar”, afirmou o secretário.

O diretor-presidente da Ascamves, Wilton Minarini de Souza, explicou que a associação foi criada justamente com o propósito de qualificar o Legislativo Municipal, fortalecendo e dando mais respaldo ao trabalho do vereador. “O resultado obtido na primeira fase do Capacitar para Legislar é muito positivo, pois o projeto propiciou uma maior aproximação entre Governo do Estado e municípios. A equipe envolvida no projeto é de alto nível, o que vem contribuindo para o êxito da iniciativa. O nosso objetivo é seguir em frente com o projeto, ampliando as parcerias e as possibilidades de capacitação”, enfatizou.

Anfitrião da aula inaugural da microrregião sudoeste serrana, o presidente da Câmara Municipal de Domingos Martins, Diogo Endlich, agradeceu a oportunidade de sediar a aula inaugural do evento. “Não tenho dúvidas de que quem participou do evento saiu abastecido de conhecimento e fortalecido. As falas foram muito importantes no sentido de valorizar o trabalho do vereador”, ressaltou.

Luiz Paulo Vellozo Lucas, diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), destacou que as câmaras de vereadores formam a base do sistema político do País e que é preciso aprimorar a qualidade das políticas públicas e dos debates.

“Precisamos debater realmente os problemas que estão afligindo as pessoas e encontrar soluções com base nas melhores técnicas disponíveis, nas informações científicas. E é isso que nós estamos fazendo no projeto Capacitar para Legislar: disponibilizando ferramentas científicas para melhorar a qualidade da política”, salientou.

Toda a grade de cursos da Esesp foi disponibilizada para as Câmaras Municipais. De acordo com a diretora-presidente da escola, Nelci Gazzoni, hoje a instituição dispõe de 15 cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD) já prontos para serem disponibilizados, além de cerca de 100 opções presenciais. “Todas as soluções educacionais da instituição estão à disposição dos vereadores e servidores das Câmaras Municipais”, afirmou.

Estão abertas as inscrições para os cursos de Direito Administrativo, Liderança e Gestão Estratégica, Redação Oficial e Gerenciamento de Contratos.

Assessoria de Comunicação da Casa Civil

Karina Andrade Soares