07/08/2025 12h00

Mais de 16 mil estudantes do Espírito Santo vão para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Mais de 16 mil estudantes capixabas vão participar da 2ª fase da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2025). São 7.934 estudantes da Rede Estadual, 6.897 das redes municipais, 434 da rede federal e 1.122 da rede privada, totalizando 16.387 classificados para a 2ª Fase da OBMEP 2025. A lista de classificados para essa etapa foi divulgada pela OBMEP na última sexta-feira (1º) e cerca de 900 mil estudantes de escolas públicas e privadas de todo o País devem fazer a prova no dia 25 de outubro de 2025.

Para conferir se estão classificados para a 2ª fase, os estudantes capixabas devem acessar o site da OBMEP, clicando AQUI. É preciso selecionar o município e a escola em que estão matriculados. Nesta 20ª edição, mais de 18 milhões de estudantes de todas as regiões do País participaram da prova da primeira fase, que ocorreu em junho. Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a iniciativa é a maior competição científica do País e alcançou, neste ano, uma cobertura recorde na realização da prova: 99,9% dos municípios brasileiros e mais de 57,2 mil escolas participantes.

 

Oportunidade de aprofundamento com o PicMat

Desde junho, os estudantes da Rede Pública Estadual estão tendo a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em Matemática por meio da Iniciação Científica de Matemática, uma das ações do Programa Matemática na Rede. Coordenado pela Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e com a Coordenação Regional da OBMEP/ES, o programa tem como objetivos identificar jovens talentos, estimular a participação dos estudantes em olimpíadas científicas e tecnológicas, e fortalecer a aprendizagem por meio de aulas de aprofundamento e atividades científicas.

O Programa de Iniciação Científica de Matemática (PicMat) atende mais de dois mil estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em polos espalhados por diversos municípios do Espírito Santo. Nesses polos, os alunos são acompanhados por professores orientadores, tanto presencial quanto virtualmente, desde maio de 2017. A seleção dos estudantes foi realizada por meio de processo seletivo, que contou com quase três mil inscritos.

Atualmente, o programa também oferece vagas remanescentes nos PicMat para estudantes classificados para a 2ª fase da OBMEP e para a 3ª fase da Olimpíada Capixaba de Matemática (OCMAT 2025). As inscrições estão abertas até o dia 14 de agosto e podem ser feitas pelo site do programa, na aba "Iniciação Científica de Matemática". O resultado será divulgado no dia 15 de agosto, com envio das informações aos e-mails dos inscritos. A seleção será feita por ordem de inscrição, desde que o estudante esteja classificado em uma das olimpíadas mencionadas acima.

As aulas do PicMat ocorrem, majoritariamente, aos sábados, das 8h às 12h, entre os meses de junho e outubro de 2025, em polos localizados por todo o Espírito Santo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard