04/06/2020 16h39

MAESPERTO estreia nas redes sociais com bate-papo sobre arte

A série de encontros on-line #MAESPERTO estreou nesta quarta-feira (03) e discutiu o projeto de reinauguração do Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo  (MAES), localizado no Centro de Vitória. O objetivo da iniciativa é debater questões do campo da arte e colaborar com a cultura no atual cenário de distanciamento social, por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)

O primeiro bate-papo da série contou com a presença do, curador da exposição de reabertura do MAES, Júlio Martins; da arte-Educadora, Tatiana Rosa, responsável pelo programa educativo; e a mediação feita pela diretora do museu, Ana Luiza Bringuente, em uma conversa sobre desafios e propostas da exposição de reinauguração do museu.

O próximo encontro, que será na próxima quarta-feira (10), vai receber Mara Pereira e Renata Sampaio e mediação de Tatiana Rosa, com o tema: ‘Nem mulata, nem doméstica e nem mãe preta: mulheres negras na arte contemporânea’. Será uma conversa com narrativas pessoais, políticas e poéticas abordando construções de novas políticas de visibilidade a partir da recusa das imagens de controle, da autoafirmação e de novas representações como cura do trauma colonial.

Com base em intelectuais negras, serão analisadas produções de discursos e de imagens em ações pedagógicas, curatoriais e artísticas nas artes visuais, que buscam gerar cuidado e cura – individuais e coletivos –, dos sofrimentos causados pelo racismo entrecruzado com discriminações de gênero, classe, território, entre outras.

O #MAESPERTO é transmitido simultâneamente em várias plataformas:

Instagram:

@secult.es e @maesmuseu

Facebook:

Secult ES e Maes Museu

Youtube:

Secult Espírito Santo

Assista o primeiro encontro do #MAESPERTO:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard