24/04/2019 16h15 - Atualizado em 24/04/2019 19h32

Libras promove inclusão nas escolas da Rede Estadual

Nesta quarta-feira (24) comemora-se o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Um dia especial para 445 alunos surdos da Rede Estadual de Ensino do Estado, que podem aprender em sala de aula regular, o que garante a inclusão desses estudantes. 

Nas escolas da Rede, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) oferece além das aulas, o acesso à Libras também pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE), com os intérpretes na sala de aula e com professores/instrutores na língua, que também são surdos, no contraturno das aulas.

A técnica da Educação Especial da Sedu, Lucia Helena dos Santos, destaca como se aplica o uso da Libras na prática escolar. “Os alunos surdos são assistidos por três professores, sendo o professor regular e o intérprete de Libras, que traduz todo conteúdo e explicação aos alunos em sala de aula. Já no contraturno eles contam com o professor da sala de recurso para aprimorar e ampliar o vocabulário”, explicou.

Os alunos surdos da Rede Estadual contam com a inclusão nas escolas regulares e, também, por meio dos Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), localizados em três escolas: a Escola Auditiva Lions Professor Napoleão Albuquerque, em Cachoeiro de Itapemirim; Escola Oral e Auditiva Professora Alécia Ferreira Couto, em Vila Velha; e Escola Oral e Auditiva de Vitória, na Capital.

Nesses centros, são desenvolvidos trabalhos diferenciados com atendimento por área de conhecimento, como Pré-Enem, Curso de Língua Portuguesa para surdos, alfabetização para surdos, atendimento a estudantes de curso superior, entre outros.

Formação

Todos os anos a Sedu oferta formação para os professores na área de Libras, através do Curso de Atendimento Educacional Especializado na Área da Deficiência Auditiva (Caeeda) nos CAS e em polos em todo o Estado. Os interessados devem ficar atentos às notícias no site da Sedu www.sedu.es.gov.br.

Mais informações nos telefones: (27) 3636-7862/ 7863.

Texto: Soraia Camata

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard