18/11/2017 10h00

Lançamento do catálogo da exposição "Dionísio Del Santo | Sombra Projetada", no Sesc Glória

Os elementos experimentais e livres presentes nas obras da exposição “Dionísio Del Santo| Sombra Projetada” do saudoso artista plástico Dionísio Del Santo (1925-1999) estarão reunidos em uma só publicação. No dia 21 de novembro, terça-feira, às 19h30, acontece o lançamento do catálogo da mostra, além de um bate-papo com os curadores Júlio Martins (Historiador da arte e editor) e Renan Andrade (diretor do Museu de Arte do Espírito Santo - Maes). O evento acontece no Centro Cultural Sesc Glória, Centro de Vitória. Entrada franca.

A publicação, editorada pelos curadores, é bilíngue e reúne os trabalhos que integraram a mostra realizada no Sesc Glória em parceria com o Maes entre maio e setembro de 2017, e que recebeu mais de 5 mil visitantes. Os catálogos serão disponibilizados gratuitamente no dia do lançamento para os interessados.

O catalogo também apresenta entrevistas realizadas pelos curadores com a professora Dra Almerinda Lopes e artistas contemporâneos que dialogam com a produção do artista Dionísio Del Santo: Fábio Morais, Felipe Barbosa, Fredone Fone, Pablo Lobato, Paulo Climachauska, Renato Ren e Sandro Novaes. A exposição foi realizada em uma parceria entre o Serviço Social do Comércio (Sesc ES) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Dionísio Del Santo

Dionísio (1925-1999) foi pintor, desenhista, gravador e serígrafo. Dedicou-se à arte abstrata desde a metade dos anos 1960, realizando, sobretudo, obras em serigrafia, que compreendem o recorte predominante desta exposição. O percurso da produção artística do capixaba Dionísio Del Santo foi determinado desde seus primeiros contatos com o desenho, especialmente o desenho em quadrículas, técnica que tem como determinação a redução da figura a um esquema múltiplo de pequenos quadrados na definição da figura a ser representada. Este contato inicial desenvolve no artista uma maneira especial de ver o mundo ao redor através de pequenas peças de um quebra cabeça quase mosaico. Autodidata, experimenta não só a técnica do desenho, talvez um início com facilidades em um universo de cidade do interior, sem grandes recursos em relação ao aprendizado das Artes. Com a mudança para o Rio de Janeiro, se inicia na gravura – xilogravura – e descobre a serigrafia, que viria a ser sua maior especialidade.

Na xilogravura tem contato com a reprodutividade da obra propiciada pela gravura e transfere esta experiência para a serigrafia, o que provoca uma reavaliação no mercado de arte de obras em série. Experimenta na técnica o processo de permutações que o consagra. A pintura e o objeto seguem o mesmo trajeto nesta fase inicial do artista até final dos anos 50.

A partir destes antecedentes, Dionísio Del Santo direciona sua obra ao que poderíamos chamar de uma trajetória para a abstração. Com um início de xilogravuras de características expressionistas, temática de memória rural, as figuras se transformam em signos geométricos, sintéticos, para depois dar lugar a uma abstração mais rica em linhas e cores que dialogam. Por fim a figura e a geometria se transformam em fragmentos livres.

Serviço:

Conversa sobre o catálogo da exposição "Dionísio Del Santo | Sombra Projetada"

Data: 21/11 (terça-feira)

Horário: 19h30 às 21h

Local: Centro Cultural Sesc Glória - Av. Jerônimo Monteiro, 428 - Centro - Vitória, ES

Mais informações: 27 3232-4750 (Sesc Glória, recepção)

Curadores:

Júlio Martins é curador, historiador da arte e editor. Mestre em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes - UFMG, graduou-se em História pela FAFICH - UFMG e em Artes Plásticas pela Escola Guignard - UEMG.

Renan Andrade é mestrando em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade do Espírito Santo (UFES) e graduado em Artes Plásticas pela mesma universidade. Atualmente é diretor do Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), tendo atuado também no Centro Cultural Sesc Glória e como Coordenador do Núcleo de Ação Cultural e Educativa no MAES, em Vitória /ES.

Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo

Carol Veiga, Erika Piskac e Danilo Ferraz