24/10/2019 19h06

Lacen-ES se torna laboratório de referência em tuberculose para seis estados brasileiros

O Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES), selecionado no início do mês de setembro para compor a rede de laboratórios de referência nacional e regional para tuberculose e micobacterioses não-tuberculosas, recebeu a confirmação dos seis estados que irá coordenar.

Em evento realizado na última quarta-feira (16), em Brasília, na sede da Coordenação Geral de Rede de Laboratórios de Saúde (CGLAB), o Lacen-ES firmou o termo de compromisso em atender o CGLAB nas questões de tuberculose e ser laboratório de referência para os estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

Segundo o coordenador-geral do Lacen, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, o laboratório vai atuar em conjunto com o CGLAB e a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, no acompanhamento da normalização e padronização de técnicas. Também fará a avaliação das atividades laboratoriais, garantindo a articulação com as demais estâncias da Vigilância em Saúde e redes assistenciais.

“Temos o compromisso, como laboratório de referência regional, em atender esses seis estados quanto aos treinamentos, capacitações, confirmações de resultados laboratoriais, dentre outros aspectos em relação ao diagnóstico da tuberculose e infecções provocadas por microbactérias não-tuberculosas. E é de grande valia, pois coloca o Espírito Santo em destaque não só pela sua atuação como Referência Regional, mas também pela possibilidade de o Lacen/ES conseguir captar recursos.  Essa referência representa apenas o início de uma sequência outras referências que o laboratório irá tentar buscar”, pontuou Rodrigues.

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
asscom@saude.es.gov.br