19/02/2018 16h20

Junta Comercial promove treinamento para utilização do portal Simplifica ES

Foto: Assessoria Junta Comercial

Mais de 500 contabilistas e empreendedores de cinco municípios do Estado – Vitória, Colatina, Linhares, São Mateus e Cachoeiro do Itapemirim – participaram da primeira etapa de treinamentos promovidos pela Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees) para a utilização do Portal Simplifica ES. Ao longo dessa semana o treinamento acontecerá também nos municípios de Nova Venécia, Barra de São Francisco, Aracruz, Guarapari, Guaçuí e Venda Nova do Imigrante. Veja abaixo a programação com locais e datas.

O treinamento, realizado em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon), tem por objetivo apresentar para contabilistas, profissionais ligados à área e empreendedores as vantagens que o novo sistema, que será implantado em breve, vai proporcionar em relação às funcionalidades de integração entre os órgãos de registro e legalização. Também são apresentadas informações sobre as adequações à legislação estadual que estabelece o procedimento de simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresas.

O sistema de integração que será adotado no Estado, que já se encontra em vigência em outros 12 estados da federação, tem como objetivo desburocratizar o processo de constituição e legalização de empresas. Pesquisas apontam que no Brasil atualmente são necessários, em média, 83 dias para a abertura de uma empresa. Com a ferramenta de integração, o prazo para consolidação desses processos será reduzido significativamente.

Para os contabilistas, o Simplifica ES será um grande aliado. Segundo o presidente da Associação dos Contabilistas de Vitória (ACV), Mário Zan, o novo integrador será um facilitador do trabalho dos contabilistas. “Ao comparar o atual sistema integrador e o Simplifica, notei a agilidade na integração dos órgãos de licenciamento e na elaboração dos Atos de Constituição”, comentou.

Simplifica ES

Nesta segunda-feira (19), o governador do Estado, Paulo Hartung, sancionou a lei que cria o Programa Simplifica ES, que vai rever processos, procedimentos e legislação que causem morosidade no andamento dos processos de registro e legalização de negócios; simplificando e diminuindo a documentação exigida ao empreendedor; automatizando e integrando órgãos e instituições envolvidos no processo; e reduzindo, assim, o tempo gasto para abertura de novos negócios.

A presidente da Junta Comercial, Leticia Serrão, destaca que o objetivo é simplificar a jornada do empreendedor e facilitar o acesso à informação sobre o seu negócio. “Como resultado deste projeto lançaremos o Escritório do Empreendedor e o Portal, que têm por objetivo não só integrar e unificar serviços facilitando a vida do empreendedor, mas também orientá-lo. O intuito é passar informações claras ao empreendedor para ele ter uma empresa bem estruturada, gerando renda e emprego no nosso Estado. O novo sistema vai permitir, além da integração, a realização dos procedimentos de forma 100% digital de forma gradativa. E, para isso, a Junta Comercial vem treinando os contadores e demais usuários”, afirmou.

Confira abaixo os locais e as datas dos próximos treinamentos:

Nova Venécia

Data: 19 de fevereiro

Horário: 8h30 às 11h

Local: Auditório do Sindicato Rural.

Barra de São Francisco

Data: 19 de fevereiro

Horário: 14h às 16h30

Local: Auditório do SINDIROCHAS. (Av. Jones dos Santos Neves, 1815 – 2º andar – sala 6)