06/09/2019 20h02 - Atualizado em 06/09/2019 20h03

Junta Comercial inaugura o Núcleo de Arquivo, Treinamento e Inovação

Foto: Hélio Filho/Secom

Um novo espaço com auditório, sala de inovação, laboratório e refeitório foi inaugurado na Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees), nesta sexta-feira (06), em um anexo à sede em Santa Lúcia, Vitória. O Núcleo de Arquivo, Treinamento e Inovação (Nati), como foi denominado o espaço, terá ainda um ambiente apropriado para que os servidores trabalhem ideias inovadoras para a Administração Pública e coloquem em prática as técnicas de design thinking e sprint.  

Servidores, empresários, contabilistas e empreendedores participaram do evento que teve ainda as presenças do governador Renato Casagrande; dos secretários de Estado da Fazenda, Rogélio Pegoretti e de Desenvolvimento, Marcos Kneip; além da presidente da Junta Comercial, Letícia Serrão; da diretora-presidente do Diário Oficial, Madalena Santanna; do diretor-presidente da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), Carlos Rafael; do diretor da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini; 

O governador enfatizou a utilização da tecnologia na melhoria e eficiência da prestação do serviço público. Casagrande reforçou a busca pela melhoria do ambiente de negócios e a participação da Junta Comercial nesse processo:

“O Brasil vive um grande desafio que é a retomada da economia. E a burocracia é um empecilho do desenvolvimento da economia. Ter uma casa amiga do empreendedor, que oriente, para nós é muito bom. Esse investimento em tecnologia é um caminho para que possamos dar rapidez, fazer mais com menos. Se a sociedade está mais exigente, temos que ser mais eficientes. Até 2021 vamos estar com um governo totalmente digital e desburocratizando os processos", enfatizou Casagrande. 

O secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, reforçou a importância da Junta Comercial na simplificação do dia a dia dos contabilistas e na abertura de empresas. "A Junta tem cumprido um papel fundamental no ambiente de negócios do Espírito Santo. Ela tem contribuído para que o processo de constituição de empresa seja mais ágil e colaborando para a desburocratização de processos", disse. 

Letícia Serrão, presidente da autarquia, comemorou a melhoria na prestação do serviço pela Junta Comercial. “O objetivo é criar soluções para melhoria dos serviços públicos prestados pela Junta Comercial. Vamos receber treinamentos, palestras e workshops, além de dar ainda mais efetividade para ações do Simplifica-ES”, disse.

Em sua fala, a presidente também apresentou a Juju, a assistente virtual (chatbot) da Jucees. "Passamos a contar com a Juju, a primeira assistente virtual de órgão público do Estado. Ela está pronta para esclarecer as dúvidas mais frequentes de nossos usuários, sendo mais uma forma de facilitar a interação com a sociedade capixaba", anunciou.

O espaço conta com um arquivo de capacidade para 12 mil caixas, acomodando todo o acervo de registros empresariais desde 1879. “Estamos trabalhando para instalação de um memorial da Jucees, que também funcionará nesse anexo. Pretendemos levar ao conhecimento da sociedade informações sobre empreendedorismo histórico do ES, de forma inovadora”, adiantou Letícia Serrão.

Otimização

Com o Nati, a Junta Comercial vai aprimorar ainda mais o Programa Simplifica ES, que tem por objetivo facilitar a abertura e continuidade de novos negócios desde o registro na Jucees até o licenciamento, trabalhando junto ao Estado e Municípios licenciadores.  Várias medidas de integração de sistemas, redução de exigências em duplicidade ou desnecessárias, revisão de processos, dentre outras, já foram adotadas, refletindo diretamente no tempo gasto pelo empreendedor para iniciar seu negócio. 

A Jucees, em um ano, saiu de sete a dez dias úteis para uma média de 37 horas corridas para registrar uma empresa.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Secretaria de Estado da Fazenda
Alexandre Lemos
(27) 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard