11/06/2019 11h13

Junho Vermelho: ônibus do Hemoes circula pelo Estado

Nesta sexta-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, o mês de junho foi escolhido para a campanha Junho Vermelho, que tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas sobre a importância da doação de sangue.

Pensando nisso, algumas ações já estão programadas pelo Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), entre elas a circulação do ônibus para coleta externa em algumas cidades do Estado.

O ônibus do Hemoes estará, nesta quarta-feira (12), no pátio do Hospital São Camilo, em Aracruz, das 7h30 às 12h30. “A expectativa é muito positiva e será uma ação voltada aos munícipes de Aracruz. Precisamos ressaltar que a doação é necessária e que precisa ser um ato regular”, disse a enfermeira responsável pela Coleta Externa, Isabela Saiter.

Na próxima semana, no dia 19, será a vez de Vitória receber o ônibus. A ação acontecerá no estacionamento da Câmara Municipal da cidade, que fica em Bento Ferreira. A coleta acontecerá na véspera do feriado de Corpus Christi. “É muito importante garantir um estoque positivo durante o feriado, pois é um período que tem maior risco de acidentes e aumenta a necessidade de sangue em hospitais de urgência e emergência”, destaca.

A expectativa é reforçar a campanha “Procura-se sangue O-”, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em comemoração ao Junho Vermelho. A ideia é de reforçar o estoque de sangue para atender com segurança as unidades hospitalares e sensibilizar a população sobre a importância de se tornarem doadores regulares.

Além da doação de sangue, também será possível realizar o cadastro para doação de medula óssea.

Programação da unidade móvel do Hemoes

12/06 (quarta-feira)

Horário: 7h30 às 12h30

Local: estacionamento do Hospital São Camilo - Rua Manoel Pereira Pinto, 300 – Vila Rica, Aracruz.

Haverá cadastro para doação de medula óssea no local.

19/06 (quarta-feira)

Horário: 8h30 às 13h30

Local: estacionamento da Câmara Municipal de Vitória - Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1788, Bento Ferreira, Vitória.

Haverá cadastro para doação de medula óssea no local.

Obs.: o horário para o cadastro de medula óssea não é o mesmo da doação de sangue, podendo se estender por 1 ou 2 horas após o encerramento do cadastro de doação de sangue.

Junho Vermelho mobiliza doadores de Guarapari

Na última quarta-feira (5), o ônibus da Coleta Externa, do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), esteve em Guarapari e contou com a doação de pessoas com o fator negativo. “Doadores contaram que vieram doar porque souberam que o estoque estava baixo”, contou Isabela Saiter.

No dia, foram contabilizados 98 atendimentos e 78 bolsas de sangue coletadas, sendo nove de O-, duas de A- e uma de B-.

Ônibus Coleta Externa

Qualquer cidadão pode requerer o ônibus para seu bairro/município. Para isso, basta encaminhar um e-mail para o setor Coleta Externa (hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br). Após o recebimento da solicitação será realizada uma visita técnica de avaliação e, se favorável, a equipe marcará o dia para a ação. Os pedidos devem ser feitos com antecedência.

Informações à imprensa:
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro