02/12/2021 10h52

Jacqueline Moraes se reúne com mulheres mepianas em Anchieta

Foto: Itamar Freire/Vice-Governadoria

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, participou nessa quarta-feira (1º), em Anchieta, do Encontro das Mulheres Mepianas “Raizes Profundas”, promovido pelo Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes).

O evento, que aconteceu na Escola Família Agrícola de Olivânia, tratou das principais ações e desafios para participação plena e efetiva na promoção da igualdade de gênero e do empoderamento feminino. A programação das palestras e visitas, contou com a participação de mais 80 mulheres mepianas.

Jacqueline Moraes abriu o evento reafirmando os serviços relevantes prestados à população capixaba pelo Mepes e pelas mulheres mepianas. “Aqui, a valorização da mulher se dá a partir da sua função indispensável no destino da humanidade, além de atuar na definição de oportunidades de conhecimento e de renda familiar. Como mulher me sinto orgulhosa de estar aqui vivenciando o conhecimento sistematizado dessas mulheres e, de como elas atuam, como a escuta ativa sobre as necessidades e interesses desse povo do campo”, afirmou.

A vice-governadora explicou o funcionamento do programa Agenda Mulher Empreendedora, que é coordenado pela Vice-Governadoria, e ofereceu qualificação como oportunidade no reforço no papel da mulher no Mepes, que busca proporcionar à família do campo uma vida digna. “Nós, mulheres, ficamos 400 anos, silenciadas sem poder votar no Brasil e quando conseguimos, ainda precisávamos da autorização do marido. Portanto, representatividade importa, e importa muito. As mulheres do MPES quebraram uma barreira acerca do estereótipo do lugar da mulher na sociedade, e lutaram muito para chegar até aqui. Além disso, elas são um incentivo para outras meninas que virão de agora em diante", disse.

O encontro da vice-governadora com as mulheres foi destacado pelo superintende geral do Mepes, Idalgizo José Monequi, como um dia muito especial para a entidade. “São mais de 50 anos de Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo trabalhando na formação dessa Rede de Cooperações Emancipatórias, na formação integral e desenvolvimento sustentável, e de como isso é exemplo para todos os movimentos sociais no Brasil”, frisou.

O Mepes tem por finalidade a promoção integral da pessoa humana, interagindo na saúde, educação e ação comunitária, sem fins econômicos, numa ampla atividade voltada principalmente ao meio rural, inerente campo e cidade, naquilo que concerne à elevação humano-social, especialmente do agricultor, nas dimensões da vida: Espiritual, Intelectual, Sanitário, Técnica, Econômica e Ambiental.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Íris Carolina Miguez
(27) 3636-1432 / 98868-1847
iris.carolina@vice.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard